sábado, 13 de novembro de 2010

Reconhecimento para encontro do clube KTM em Sintra



Hoje fui até Sintra ajudar no reconhecimento dos trilhos para encontro do clube KTM. Na próxima semana quando os senhores das bikes laranjinhas por lá andarem, todos contentes, a desfrutar dos trilhos, lembrem-se de mim: eu ajudei a reconhecer os trilhos.

Quando alguém disser que não podem ir pelos Trilhos Húmidos, foi porque eu (e mais alguns) arriscámos a levar com um pau no desviador. Esse trilho está cheio de lenha. O que até é bom se tiverem lareira, é o chamado "arranjar lenha para se queimar"...

Os senhores da KTM vão ter mais sorte que eu. O guia não nos quis levar à Piriquita comer um travesseiro. Para a semana parece que esse ex-libris de Sintra vai fazer parte da vossa manhã.

Bem, manhã é o meu lado optimista a escrever. Para ultrapassarem todas as subidas e descidas com muitas malandrices, às vezes escondidas, é melhor reservarem um dia inteiro.

Ou então façam como eu, arranjem boleia ali para os lados do Guincho e assim poupam uma belas subidas e uma descida com enguiço para alguns Maníacos do Pedal.

Ah, na descida para a praia, quando o guia estiver no meio de uns pinheiros a dizer "vamos vamos, em frente", desconfiem... Pela frente têm um salto de um metro ou 100 centímetros que até parece mais.

A volta até começa bem, pelas margens da lagoa azul. Quando virem uma lagoa com água escura, não procurem mais. É essa a lagoa azul, chamam-lhe azul mas é uma lagoa normalíssima com alguma poluição. Cuidado com esse trilho, está cheiro de raízes para complicar as descidas.

Depois têm a subida do jipes, cerca de quatro quilómetros a subir. A inclinação não é muita, se o guia não alterar o percurso até estão com sorte, conheço uma alternativa bem mais inclinada nada boa para fazer a frio. Pelo sim, pelo não, é melhor fazerem o trilho na lagoa com elevada cadência para aquecer os músculos.

A seguir tem um trilho com pouca inclinação que é bom para aumentar o ritmo, vão ver que assim é mais giro de fazer.

A chegada a Sintra é feita pela rampa da pena. Uma descida imprópria para quem tem extensores no guiador. Quando lá passarem vão perceber porquê.

Já com os travesseiros de Sintra na barriga vão subir bastante até aos Quatro Caminhos e mais ainda até à Peninha. Por esta altura devem estar fartos de subir... Para desenjoar seguem-se algumas descidas malandrecas (engraçadas, vá) até junta da praia.

Quando estiverem junto do mar, mentalizem-se ainda vão ter muito que subir até à lagoa azul.

Mas é isso que todos gostamos, não é? Ééééé....

No domingo se virem por lá alguém com uma bike preta anodizada, pode ser que seja eu...

2 comentários:

Helder disse...

Já vi que foi uma bela boltinha, a que eu perdi..agora o guia não ter ido à piriquita...atão e se mudou de lugar, ou se fecharam a rua por causa do obama lá ir? e alternativas?
Espero que esteja tudo bem com a Tânia (e com o gato)

Miguel disse...

"Lá em casa tudo bem", uma série dos anos 80.