segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A apanhar castanhas

Há dias umas pesquisas na Internet levou-me a um site que falava da apanha da castanha de há alguns séculos atrás. Nesse site, não consigo agora encontrar o link para colocar aqui, dizia que a castanha era um alimento mais importante do que o pão ou mesmo a batata. Mas não é isso que quero aqui destacar: nesse site dizia também que a apanha era feita por homens, por vezes ajudados pelas mulheres...

Então, nesta segunda-feira fui apanhar castanhas ajudado pela Tânia, tal como um jovem casal faria em meados do século XVI: eu varejava os ouriços e a Tânia apanhava as castanhas.



Esta divisão de tarefas mostra bem a descriminação que havia antigamente, adivinhem quem é ficou com mais picos na mão?

O sábado e o domingo foram de chuva e vento, parecia que o Inverno tinha chegado mais cedo. Ora, como toda a gente sabe - e não é preciso consultar o Borda D'Água - os ouriços abriram e mandaram as castanhas "cá para baixo". O souto que nós escolhemos, talvez sinais da crise, não tinha muitas castanhas. Para conseguir fazer um magusto andámos por lá uma manhã entre cascatas e troncos centenários.





Há uma explicação para não haver castanhas: os javalis tinham-nas comido todas, só deixaram as cascas. Animais! Animais não, que isso não os ofende. Malandros! Isso sim já não devem gostar... O que não iriam gostar era eu ir lá pôr umas castanhas piladas dentro das cascas! Ahhh, também não era capaz de fazer isso, ainda partiam algum dente. Coitados, já estou cheio de pena deles, não as podem ir comprar ao supermercado. Até não estão caras, estão a um euro e qualquer coisa no LIDL.

Mesmo assim, conseguimos apanhar algumas. O magusto não deu para fazer porque a caruma estava molhada! Estão todas espalhadas ali na varanda para irem secando e assarem mais depressa. Já pedi ao gato para se ir deitar em cima delas mas não foi boa ideia. Em pouco tempo já havia castanhas espalhadas por toda a casa. Deve pensar que não nos deu trabalho, e muitos picos nos dedos, para as apanhar...

Sem comentários: