domingo, 30 de janeiro de 2011

Duatlo do Jamor 2011

Este domingo aproveitei a proximidade geográfica e decidi experimentar um duatlo: o duatlo do Jamor. As distâncias a correr ou pedalar são bastante curtas o que o torna apetecível a "atletas de fim-de-semana" como eu. Foram 5 quilómetros de corrida, 15 de BTT e mais 2,5 de corrida.

No sábado fomos ver a prova dos benjamins e levantar o dorsal. Gostámos de ver os pequenos (alguns pequeníssimos) atletas a dar o máximo. Acho que se divertiram.

O domingo amanheceu com um sol radioso, motivante para enfrentar a minha estreia nos duatlos. Como era a primeira vez, tinha algum receio de algo correr mal nas transições. Mas a organização foi excelente e não havia nada onde falhar.

Então vamos lá correr, já deram o tiro-de-partida. Embalado, no meio dos corredores mais a sério, segui em ritmo acelerado (ainda bem que tinha feito o aquecimento). Cheguei lá a baixo, junto dos lagos, com o ritmo cardíaco nos 170 bpm. Tive de abrandar, o meu ritmo não era aquele. Mesmo assim, segui rápido. O circuito de corrida pareceu-me bastante acessível, só tinha uma subida. Demorei 23m51s para correr os 5 quilómetros. Um tempo fantástico, que não estava nem perto do objectivo. Nunca tinha corrido a baixo dos 5 minutos por quilómetro.

A transição para o BTT foi calma para não me esquecer de nada: tirar boné, colocar capacete, tirar as sapatilhas, calçar os sapatos encaixe, colocar a bomba no bolso e siga (a pé) até ao final do parque de transição.

O terreno não estava nada bom para o BTT, havia muita lama. Logo no início vi um companheiro cair à minha frente. Não sei se foi com medo que me acontecesse também a mim, andei sempre devagar. É certo que o terreno não permitia grandes aventuras mas fiquei com a sensação que podia fazer melhor, que podia andar mais rápido. Mesmo assim, a média na secção de BTT foi de cerca de 16 km/h. Como fiz uma subida à mão (engarrafamento) nem está mal.



A última transição foi mais rápida, tirar capacete e sapatos de encaixe, calçar as sapatilhas e voltar a colocar o boné.

Ui, que isto vai ter de ir com calma. Não me doía nada mas o ritmo não estava lá. A última subida, pouco íngreme mas longa, custou a fazer. O ritmo da última corrida foi de 5m28s /km.

Na meta todo eu era o espelho do cansaço.



Fiquei por ali a recuperar com bebidas e frutas. Pouco depois uns alongamentos e esperar até me deixarem ir buscar a minha CANYON para nos irmos embora para casa que a nossa vida não é isto. Gostei muito de participar, mas isso não quer dizer que vá andar por aí a correr o país atrás do calendário da federação. Para o ano lá estarei com mais motivos para ser mais rápido...

Quanto aos objectivos, em termos de ritmo, superei largamente todos. Mas falhei no objectivo "meio da tabela", tenho de treinar mais. O ritmo foi muito elevado, mas avalio a minha participação como bastante positiva, só fiquei a 29m44s do primeiro classificado. Resultados aqui.

1.ª corrida - 5kmBTT - 15 km2.ª corrida - 2.5kmTempo TotalDiff para 1.ºClassificação EscalãoClassificação Geral
00:23:5100:55:4400:13:4101:33:1600:29:44155/269304/570
4:46 min/km16,15 km/h5:28 min/km----

E agora algumas fotos da minha fotógrafa particular.

Sem comentários: