sábado, 1 de janeiro de 2011

Cromeleque e Menir dos Almendres



Segundo as previsões meteorológicas, neste sábado, chovia a norte do sistema Montejunto-Estrela. Com este restringimento, alinhámos a direcção do carro para sudeste. Depois de algumas correcções dessa direcção, devido às curvas (poucas), chegámos a Évora.

No ano novo as caminhadas continuam. Desta vez bem perto de uma cidade emblemática para nós. Fomos reviver velhos (mas bons) tempos passados. Passados junto do chafariz da Praça do Giraldo e da coluna maldita na mesma praça. Ou passados no templo de Diana (que, afinal, parece que é de Escolápio) ou na Kalmaria da rua de Valdevinos.

Ali bem perto, para os lados de Valverde, existem vários monumentos megalíticos que valem a pena uma visita. Hoje caminhámos cerca de 10 quilómetros com partida e chegada de Guadalupe.



A primeira paragem foi no Cromeleque dos Almendres. É o monumento megalítico mais importante da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa. Talvez por isso seja muito visitado, apesar do tempo farrusco muita gente o visitou nesta tarde de sábado. Muitos carros passaram por nós. A pé, que faz bem, só nós.

Das pessoas que hoje andaram por aqueles lados, há algumas que podem dizer que viram um lindo cavalo. Alguns só o viram pelo vidro da janela do carro. Mas nós "falámos" com o cavalito, demos cascas de banana ao animal, fizemos festinhas na sua crina e sentimos o seu cheiro... Garanto que há cheiros piores no metro de Lisboa...



A nossa visita ao Cromeleque dos Almendres foi rápida. Já lá estivemos algumas vezes, a última das quais de BTT. Após alguns minutos de contemplação, regressámos pelo mesmo caminho em direcção ao menir dos Almendres.

O menir dos Almendres é imponente pelos três metros e meio de altura. Está bem conservado e identificado, tal como os cromeleques.



Desde Guadalupe existem várias indicações para estes monumentos megalíticos. Nas principais estradas da região de Évora também é frequente encontrar a sinalética.

Este trilho faz parte dos percursos de Monfurado, ideias para ir explorando...



A seguir ficam as fotos, algumas de formas fálicas...

Sem comentários: