quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Picos de Europa: Covadonga

Férias nos Picos de Europa. Dia 3: Covadonga.

Hoje foi dia de testar o sistema de desmontagem das tendas 2 segundos da Decathlon. A montagem é, de facto, quase instantânea. Não demora os 2 segundos mas não anda longe desse tempo. A desmontagem é igualmente fácil e rápida. Com as instruções à frente, em um minuto, e depois de várias dobragens, já cabe no saco/mochila de transporte. Fantástico Decathlon!

Saímos de Potes e fomos assentar arraiais em Arenas de Cabrales, já nas Asturias. Esta estrada tem a particularidade de, em alguns locais, estar escavada na rocha. Nesses locais os autocarros, auto-caravanas e outros veículos de maiores dimensões não conseguem passar encostados à direita, tendo de fazer as curvas completamente fora-de-mão.



O parque de campismo escolhido foi o Naranjo de Bulnes. Mas sobre parques de campismo, e martillos, falaremos noutro post.

Para hoje reservámos caminhadas mais curtas, para recuperar do dia de ontem e para preparar o dia de amanhã: o mais aguardado nos Picos de Europa. O dia estava com o nevoeiro típico desta zona dos Picos de Europa.

A primeira paragem foi o vale de Covadonga. O carro ficou estacionado bem longe, nos parques sinalizados, e aí apanhámos o autocarro até Covadonga e, mais tarde, até aos Lagos. Pagámos 2 Euros pelo parque e mais 7 para cada um no autocarro. Mas esta é a única forma de subir aos Lagos em Agosto. A estrada encerra por volta das 8:30 e só reabre por volta das 20:00. Até Covadonga dá para ir de carro mas é muito difícil arranjar um lugar para estacionar.



Ao zona é muito fresca com água a jorrar pelas íngremes encostas. Quando se chega lá, é fácil perceber como é que os locais, em muito menor número, conseguiram vencer um exército de muçulmanos, segundo a lenda...



Escavada na rocha está uma pequena capela, um local de culto muito frequentado. A fila para a visita era de cerca de uma hora.



Depois de visitar a basílica, ainda fomos fazer o gosto às pernas e percorrer alguns percursos pedestres nos jardins envolventes.







E apanhámos o autocarro para Lagos...

2 comentários:

ASG disse...

Vocês já conhecem isto? http://caminharemportugal.ning.com/groups

Recebo informações deles já há mto tempo, mas ainda não fiz nada com eles...

Miguel disse...

Obrigado pelo link, pede login mas logo vejo melhor.