sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dieta energética #1: figos

Hoje inicia-se neste fantástico blog uma série de posts sobre alimentos saudáveis que nos dão energia. Todos o são, mas uns mais do que outros...

Vamos tentar colocar um toque gourmet nas sugestões apresentadas. Em todos os casos, as receitas serão preparadas e saboreadas por nós. Só depois de passarem por este rigoroso teste de qualidade é que serão aqui apresentadas.

Não se trata de posts de culinária, por isso vai ter apenas um pequeno comentário e uma imagem captada pela nossa máquina fotográfica.

E o post de hoje vai para... O figo. Não é o Luís, é mesmo o fruto da figueira.

O figo é altamente energético pois são ricos em açúcar, um kg de figos contém mais de 2000 calorias! São uma fonte das vitaminas A, B1, B2 e C. Entre os sais minerais que contém destacam-se o Potássio, o Cálcio e o Fósforo, que, para além de contribuírem para a formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão dos impulsos nervosos. Os figos são ainda de fácil digestão por serem uma boa fonte de fibras alimentares. (Fonte)

E, como prometido, o tal toque gourmet: carpaccio de figos com presunto e queijo curado.

Muito fácil e rápido de preparar, laminar os figos (depois de lavados e secos), fatiar o presunto e o queijo curado e juntar um pouco de azeite. O presunto e o queijo devem ter um sabor forte para contrastar com os figos. No caso do presunto, é melhor comprar em naco e depois fatiar na hora, fica mais saboroso. Servir como na figura seguinte.



Bom apetite!

1 comentário:

kitos disse...

Poupa-me... Acho que vou meter esta foto como ambiente de trabalho... e nem gosto de figos eheheh!!!