sábado, 5 de junho de 2010

A subida a Montachique pelo lado Norte

Eu eu que só queria ir ali a Montachique pelo lado das subidas menos íngremes...

Foi uma manhã fantástica, começando logo à saída de Bucelas em que, depois de molhar o pezinho no ribeiro, não se podia olhar para a direita por causa das vertigens. Fui sempre a olhar para esquerda e vi, para além de uma vedação sempre em primeiro plano, tomates, pepinos, alface, cebolas e um motor de rega. Ops, não dá para passar...

Depois foi recordar uns bons trilhos ali para os lados da Bemposta e Freixial. Na altura fizemos a descer, a subir também é giro. E desta vez não havia lama. Por caso até havia, mas dava para contornar.

Quando nos preparávamos para descer alguém se lembrou de ir ver uns moinhos. Era já ali. Já ali depois de muitas subidas depois... Algumas bem íngremes, mas valeu a pena. Até tinha uma mesita para o nosso abastecimento. Não estava posta mas tinha bancos.

Aproveitámos para tirar a foto de grupo. Hoje éramos 6.

A seguir fomos fazer uma subida que há muito procurava e que o Almeida conhecia. Subir ao topo do cabeço de Montachique subindo do lado de Lousa, ou seja pela encosta Norte. Excelente trilho, pensei que fosse mais difícil, só desmontei duas vezes... Sou o maior! Da minha rua bla bla bla porque para além de três ou quatro miúdos não há mais quem pedale por lá bla bla bla...

A descida foi inevitavelmente rápida, parámos pouco depois num café para beber qualquer coisa fresca. Não foi bem qualquer coisa, vi por lá néctares e minis...

Seguimos pelo trilho junto à A8 a puxar a quase 50 km/h. Tenho de ver o que se passa com o meu conta km...

Para finalizar, passagem pela Murteira e um trilho que há muito não passava em direcção a Santo Antão do Tojal. Bem, de facto, para finalizar foi a habitual subida para o parque de Santa Iria...

O aparelho diz que fiz quase 70km a uma média de 15 km/h e 1250 m de acumulado. Foi mesmo uma volta rápida. A Tânia também gostou imenso da volta e por isso até pedalou mais depressa...

E agora vou ali comer umas cerejas directamente da árvore e já volto...