sábado, 21 de novembro de 2009

Pelos trilhos da Tomada dos Fortes

Este sábado fomos andar pelos trilhos da Tomada dos Fortes. Atalhámos na zona de A-do-Mourão (já conhecíamos) mas fizemos o trilho todo na zona de Arranhó, A-dos-Arcos, (atalhámos nas eólicas), A-de-Camondes, Bemposta e Freixial. Como começou a chover, apanhámos o track de fuga - também da Tomada dos Fortes - até Bucelas e pedalámos o mais que pudemos porque estava a ficar frio.

Trilhos muito bons, alguns à prova de lama (calçada militar ou romana, não sei), poças de água, descidas técnicas e trilhos sabotados...

Mas começando pelo início. Estava com algum receio de encontrar os trilhos estragados pela lama. Mas o vento dos últimos dias secou a lama e em alguns locais parecia alcatrão.

Uma subida, algo técnica, no inicio das voltas para estes lados também estava muito melhor. Com a passagem da trupe da Tomada dos Fortes, as pedras foram todas afastadas do trilho. É uma pena. Assim já não tem tanta graça.

Hoje também era dia da Transconcelhia. Um passeio de BTT organizado pela câmara municipal de Vila Franca de Xira. Este ano com o tema: "Invasões Francesas. Tenente Coronel Richard Fletcher - A cronstrução secreta das Linhas de Torres".

Claro que quando vimos o senhor coronel parámos logo as burras. Afinal o coronel era de... Papel.

Aproveitámos e tirámos a foto de grupo:



A ideia inicial era ir só até A-de-Camondes. Mas as meninas ainda queriam subir mais e, então, fomos até às eólicas a avistar Sobral de Monte Agraço. Começou a chover... Que chatice, as previsões diziam que só chovia depois das 13 horas.

Começámos a descer, por uma calçada (a tal militar ou romana, não sei) traiçoeira.

A chuva ora parava ou chateava. Os trilhos também começavam a ficar mais pesados. Por vezes quase impossíveis. Apanhámos duas descidas... Interessantes. As poças de água começavam a ser mais frequentes e maiores. O trilho até ficou "picante". Decidimos apanhar a estrada e regressar à base (casa).



Ah, ainda apanhámos um trilho sabotado por uma enorme árvore caída a ocupar todo o trilho.

Sem comentários: