sábado, 11 de abril de 2009

Serra de Montejunto

Em Janeiro, a chuva decidiu aparecer à última da hora. E não conseguimos participar no Arruda-Montejunto-Arruda de 2009. Ficámos com muita pena mas com vontade de repetir o track assim que possível. E a data possível era sexta-feira santa. Só que a meteorologia decidiu estragar os planos outra vez. Segundo as previsões, sábado só choveria umas pinguitas de manhã. Fixe! Ao sábado é que é bom...

Sábado, arrumámos as "tralhas" no comboio que nos levou até Vila Nova da Rainha. Iríamos apanhar o track do Arruda-Montejunto-Arruda em Carmarnal. Até lá o track foi desenhado com a ajuda do Google Earth.

O Céu estava escuro, a ameaçar mandar chuva cá para baixo. É de ser cedo, pensámos nós. O tempo estava muito instável. Ora escurecia e caiam umas pequenas gotas ou ficava Sol. A temperatura mantinha-se constante, logo seguíamos com um pequeno impermeável vestido suficiente para nos proteger na chuva.

O início da nossa volta era bastante rolante por alguns trilhos já conhecidos de outras voltas pela zona. Desta vez estávamos a percorrê-los ao contrário. Isso deve ter baralhado os coelhos que em vez de se deixarem estar nas tocas, saiam cá para fora para correrem à nossa frente. Calma, coelhitos bravos. Nós nem gostamos de coelho guisado. Agora, se for assado no forno, bem tostadinho... Mham mham... E coelhos de chocolate... Mham mham...



Este track é muito rolante até São Salvador, no sopé da Serra de Montejunto. Foi aí que fizemos a nossa paragem para abastecimento. Sabíamos que depois era sempre a subir e só se parava no final da subida.



Loooooonga, deve ter chovido e feito sol umas duas ou três vezes. Mas a chuva era pouca e logo evaporava. A nossa roupa mantinha-se seca.



No final da subida fizemos uma pequena pausa para repor energias. A seguir passámos por trilhos fantásticos pelo meio da serra de Montejunto. Com mais ou menos pedra solta, com mais ou menos subidas, com mais ou menos descidas e com o tempo ajudar seguíamos encantados com os trilhos.





Quando chegámos à zona da fábrica do gelo o céu começou a ficar escuro e a ameaçar chover. O nosso almoço teria de esperar. Decidimos ir lá a cima às antenas antes que chovesse. Mal lá chegámos fomos recebidos por rajadas de vento brutais e chuva miudinha a ajudar nas honras de casa. É assim que recebe quem vai de longe? Mas não nos sentimos incomodados, ainda andámos por lá a tirar uma fotos, algumas com zoom provocado pelas gotas de água nas lentes da máquina.



Na verdade, não tínhamos muita pressa em prosseguir. A seguir vinha um longo single-track, a descer, que já tinha lido comentários sobre a sua dureza. Encostámos as bikes ao convento Dominicano de Nossa Senhora Das Neves que, apesar de em ruínas, ainda nos protegia do vento. A nós e mais dois bttetistas que tinham acabado de chegar.

Mas a chuva não passava e nós avançámos. Afinal o single-track não é assim tão duro. Bem, é. É um bocado. Porra, vou desmontar, isto é demais para mim. Isto foi o meu estado de espírito nos primeiros metros.





Algumas partes até a pé foi difícil. Então sentámo-nos e comemos ali o nosso almoço. A bela sandes de ovo.





A partir daí, com a barriga composta, foi sempre a andar e apreciar os vários moinhos de vento. Uns impecavelmente recuperados, outros infelizmente em ruínas :( .



Ainda nos esperavam umas valentes subidas, com bom piso mas a subir bem. A chegada à Arruda foi por um trilho que ainda não conhecia. Não me convidem para o fazer a subir. A não ser que seja na época das vindimas ;). Logo a seguir à Arruda voltámos a subir bem, por alcatrão. A volta teve mais de 1800 metros de acumulado de subidas. Por isso, quando chegámos à zona da subida da "agonia" já não havia pernas para subir mais e fazer o trilho do Sobralinho ao contrário. Foi sempre a descer até Alverca, durante muito tempo a quase 50 km/h...

Em Alverca, encontrámos o Sr. Administrador do fórum dos Maníacos do Pedal que nos disse que tinha andado pelos moinhos da Arruda... de carro. Embraiagem, travão, acelerador, travão, embraiagem, acelerador, travão, embraiagem, travão... Resultado: micro-rotura na coxa. LOL

Estas grandes rotas, a dois, são fantásticas. Agora é esperar até sábado pela próxima.

Vila Nova da Rainha - Montejunto - Arruda


GPSies - Vila Nova da Rainha - Montejunto - Arruda - Póvoa de Santa Iria

7 comentários:

ASG disse...

Ah pois é, Grandes Rotas a dois é bem fixe! Engraçado termos tido a mesma ideia no mesmo fim-de-semana, mas em dias diferentes... ;) Espero que o resultado tenha sido melhor do que para mim.... fiquei no doentita :(

Blackbelly disse...

Eu só tenho a dizer: UAU

Vocês já não aceitam voltas com 30 km pois não? :s Isso é só para desmoer!

Sinceramente tenho pena de não poder fazer o mesmo. Mas que deve ser óptimo pegar e ir, isso deve!

Parabéns, mais uma vez, e força paar Sábado!

*sun* disse...

vocês estão em GRANDE!!!!
Cá em casa estamos a ponderar tirar um dia de férias durante a semana, deixar as miudas na escola logo pela manhã e ir pedalar o dia todo. Mas ainda só estamos na fase do "ponderar". LOL
Bjs
Beta

Miguel disse...

Beta, tu não ponderes! Tu vai! LOL
Aqui em casa quando pensamos numa coisa dessas a Tânia diz que até lhe começam a doer as pernas...
Fico à espera da vossa foto no topo da serras de Aire e Candeeiros ;)

Miguel disse...

Soraia, a nossa ideia era ir mesmo na sexta-feira. Mas o tempo estava com "má cara". As melhoras LOL

Corina, bem podes dizer UAU porque a volta foi grande e dá tempo para tudo. Agora,30 km? Não dá para nada...
Com este tempo primaveril, apetece pedalar, pedalar, pedalar...

lidia disse...

Gostei mt das fotos, altamente mesmo.Será da máquina,da paisagem ou dos protagonistas :)? Continuem sempre..a bem do corpo e da mente....Sao sp horas bem passadas, né?

Um abraço....

Miguel disse...

Lídia, "a bem do corpo e da mente"? Da mente ainda pode ser, agora do corpo? Vim de lá cheio de dores nas pernas LOL.

São, sem dúvida, horas muito bem passadas.