sábado, 4 de abril de 2009

Conquista 3 castelos (Palmela/Setúbal/Sesimbra) - Vale de Barrios

Conquistámo-los todos, carago.

Também éramos muitos e os Mouros já lá não habitam há muito tempo. Portanto, a única dificuldade era pedalar até lá. As bikes são boas, os donos andam bem "rodados" e a companhia era do melhor. Logo, foi fácil... apanhar um empenozito. É que em cada castelo era preciso arrefecer os músculos a confraternizar. Parecia um PIP.

A concentração foi no Clube BTT de Vale de Barrios onde nos foram dadas umas fitinhas coloridas para colocar nas bikes a indicar o nível de andamento de cada grupo. Verde, para os mais rápidos. Amarelo, para os intermédios. E, vermelho, para os mais lentos. Nós atámos fitas amarelas.

Após o briefing pelo anfitrião Vitor Vitorino seguimos para a serra da Arrábida. E qual a melhor maneira de começar?!! Trilho do fio-dental, mas ao contrário! Ou seja, a subir. Confesso que, durante a semana, pensei que seria difícil e que não conseguiria fazer algumas partes montado. Mas cheguei lá a cima satisfeito e com a sensação que se sobe melhor do que desce.



Foi inédito para nós. Assim como o trilho seguinte. Seguimos em direcção ao topo da serra do Louro, conhecido como o trilho dos moinhos de Palmela. Também nunca tínhamos feito neste sentido. Como as pernas ainda estavam fresquinhas foi sempre a seguir a posar para os fotógrafos de serviço.



Dos moinhos até Palmela foi sempre a descer. Para depois voltarmos a subir até ao castelo de Palmela. A primeira conquista. Aqui fizemos a primeira paragem para agrupar e tirar a foto de grupo/conquista.



Descemos pela mata do castelo e depois pela calçada romana. Esta calçada está um pouco maltratada. Faltam algumas pedras o que a torna perigosa em alguns troços. Mas correu bem.



Enquanto agrupávamos, no final da Romana, víamos os "verdes" a subir a "Gibóia" na serra em frente. Garanto que não era nada animador ver os "prós" a pedalar como um caracol e bem curvados para a frente. Dava para perceber que a subida tinha as letras todas. Mas consegui fazê-la. Yehhh. A Tânia disse-me que a volta era grande e que não queria gastar as energias já ali. OK, havemos de lá voltar sem esse tipo de desculpas (Vamos ver se este texto passa na censura ;) ).

A próxima conquista (a segunda) era o Forte de São Filipe de Setúbal. Até lá chegar tivemos de subir a calçada Romana do Viso. A suspensão e o amortecedor que se aguentem...





Nova paragem para agrupar, fotografias e abastecimento. A próxima seria na Comenda.





Não, não foi. Ainda fomos ver a vista, ou melhor, a vista para Tróia.



Após a paragem na Comenda, "sobe sobe... balão sobe!" até ao "heliporto". Aqui foram logo uns 500m de acumulado de seguida. Ufa, que trabalheira para o coração a mandar sangue bem rico em oxigénio para todos os cantos do meu corpinho...

Após um pequeno descanso a descer, virámos para o trilho do tronco. Para o fazer ao contrário, claro! Mas aqui, "ao contrário" quer dizer mais fácil. Boa!

Chegados ao alcatrão era para subir! Para voltar a descer mais à frente. Hmmmmm. Alguém quer fazer um atalho? Perguntei eu. Ainda consegui arranjar uns seguidores e aí vamos nós em direcção ao parque de campismo. Mais uma subida e uma roladela até que... vimos muitos companheiros a tomar um repasto num café. Comemos as últimas duas bifanas disponíveis. Sorte! Sentámo-nos a comer a bifana e a beber um Sumol (eu sei que não se deve ingerir bebidas com gás).

Entretanto, os nossos colegas ainda não tinham chegado. Eu conheço a subida que eles foram fazer. LOL.

A partir daí, as cores das fitas já não queriam dizer nada porque seguimos todos mais ou menos juntos até às pedreiras de Sesimbra. E que bem que soube fazer aquela subida. Ainda me doem as pernas...

Momentos fotográficos:







A seguir, apanhámos um single a descer meio manhoso mas nada de especial. Quase sem dar por isso, já estávamos a subir para o castelo de Sesimbra.

E chegámos à nossa última conquista: o castelo de Sesimbra. Então, fez-se um banquete.



O regresso, foi por estrada e trilhos até Vale de Barrios onde tomámos um belo banho quente e ainda demos banho às bikes. Tudo por um preço bastante acessível.

Falta agradecer ao Clube BTT de Vale de Barrios por este dia bem passado. Até qq dia.

Conquista 3 castelos (Palmela/Setúbal/Sesimbra) - Vale de Barrios


Mais fotos aqui.

Sem comentários: