domingo, 27 de dezembro de 2009

Linhas de Torres Vedras - Forte do Alqueidão

O Natal já lá vai. Já passou, com muita paz e tudo e tudo... Mas mesmo tudo. Comemos todas as espécies conhecidas de doces e outras coisas igualmente calóricas, excessivamente calóricas. A balança é como o algodão, não engana.

Então, o que se faz num domingo de Inverno? Cá em casa foi dormir até às 9 horas, apontar as bicicletas às subidas e aí vamos nós. Devagar, devagarinho... Terá sido dos doces? Acho que vou ali fazer uma limpeza ao frigorifico, também nunca gostei de restos. Só a sopa da mãezinha é que lá fica. Além de ser a melhor sopa do mundo (a mãe também) vou precisar dela para os jantares da próxima semana.

A temperatura nem estava muito desagradável, à medida que subiamos melhorava. No cabeço-da-Rosa já não parecia estar frio.

Para variar um bocadinho, em A-do-Mourão virámos à direita e fomos "visitar" uns "amigos" caninos. Os doces do Natal também fizeram estragos para aqueles lados. Nunca vi cães tão gordos.

Subimos até às eólicas onde se avista Sobral de Monte Agraço. E daí até ao Forte do Alqueidão.



Algumas das ruínas do forte estão a ser desenterradas, literalmente. Mas dá para ter uma ideia das fortificações e fossos. A vista lá de cima é soberba. Voltaremos lá com céu limpo. Mas como em tudo, há um senão: uma horrível plataforma em betão, grafitada pois claro, a estragar a paisagem. Ah, e também é bem difícil chegar lá, é a subir!

Estava conquistado o objectivo do dia. Mas ainda estávamos longe de casa. Seguimos em direcção a Montachique. Primeiro por trilhos, depois, com a ameaça da chuva, por estrada. Os trilhos estão bons e recomendam-se. Tirando duas ou três poças de água foi sempre a andar. A bike sujou-se mas a transmissão esteve sempre impecável, sem lama. Para ganhar coragem para a monotonia da estrada parámos numa paragem de autocarros, na Póvoa da Galega, para comer um croissant com creme. Os croissants eram de uma conhecida pastelaria Lisboeta. Já comi melhores e sem tanta publicidade... Para a próxima acho que vale a pena ir à Arruda ou ao Sobral.

A voltinha não chegou aos 70 quilómetros. Acho, não me apetece levantar daqui para ir confirmar. Está tão quentinho aqui. E depois o gato levantava-se e ia pedir água à casa de banho. E está frio na casa de banho. Podia constipar-me e amanhã... É dia de trabalho!

Acho que consegui "queimar" as 4 fatias de tronco de Natal que comi de uma só vez!

3 comentários:

disse...

Parabéns pela força em sair de casa. Tiveram mais coragem do que eu. E 70km não é fácil com este frio.

Boas entradas em 2010.

Bjs.
Teresa

Tânia disse...

Pois é Teresa, custa imenso sair de casa com este frio, mas quando chego aos trilhos penso sempre: “ainda bem que vim pedalar!”.

BOM ANO DE 2010 com muitas pedaladas!

Bj.

Tânia

Anónimo disse...

Bom ano de 2010, com muita pedalada e boa disposição.

Se não for antes até ao Pedaladelas.

Bjs
Sandra e Jorge Santos