quarta-feira, 27 de maio de 2009

Um dia desmonto umas peças da CANYON. Hoje é o dia.

A ideia era só desmontar o desviador traseiro SRAM X.9 para colocar massa nas roldanas. Talvez a última vez porque estão a precisar de... ir para o lixo. Estão a ficar gastas e aguçadas capazes de ferir os mais distraídos. Já que tinha tirado a corrente decidi também ver o estado do eixo da pedaleira e colocar um pouco de massa. Depois fui fazer o teste da suavidade ao cubo da roda de trás. Falhou: a roda não rodava livremente e por vezes parece que prendia. Deve ser falta de massa nas esferas, pensei eu. Mais uma coisa para desmontar. Este cubo teve uma revisão à menos de quatro meses. Não havia razão para estar assim. Desta vez, lubrificado por mim, tenho a certeza que ficou bem. Meus amigos, se puderem, "fujam" das oficinas de bikes. Peguem nuns manuais, no Google (ou outro equivalente) e comecem a fazer, com as vossas mãos, a manutenção à bike.

(Algum) Material necessário:

- Computador (de preferência portátil para levar para junto da bike) com acesso à Internet para consulta de alguns sites e Youtube com as instruções.

- Pelo menos um engenheiro para supervisionar. Arranjei um amarelo de quatro patas já que o outro tinha de trabalhar. O pior foi encontrar as esferas dos cubos XT na fase de montagem. O raio do gato passou a noite a brincar com elas... Agora parece que tenho um gato novo lá em casa: amarelo com patas pretas...

- WD40 para limpar e massa consistente para "sujar".

- Um garrafão de 5 litros de água. Mas vazio porque a água faz mal a estes componentes. Cortei-o a meio e transformou-se num belo recipiente para limpar as peças com o WD40.

- Ferramentas (muitas).

- Um bom programa na TV. Nada melhor que o António Câmara a falar de tecnologia.

- Na falta de melhor, álcool etílico para limpar eventuais salpicos de massa e óleo do quadro/pneus/discos/etc.

- Alguma habilidade e muita dedicação.



E pronto. Depois de algum tempo (muito), já está tudo montado na bike e a dona satisfeita por não terem sobrado peças. Mas se sobrassem era bom que fosse umas das pesadas para a bike ficar mais levezinha...

4 comentários:

ASG disse...

É preciso coragem! Nós cá em casa somos pouco jeitosos e com muita falta de paciência... apesar de um de nós ser engenheiro, iam sobrar peças de certeza! :)

Blackbelly disse...

Isso é coisa que gostaria de saber fazer :D Mas com uma Sirla e uma KX bem que posso ir testando!

Só tenho um problema... Falta de paciência para trabalhos minuciosos.

Já agora, Quando abres a tua oficina?

Pacha disse...

Para lubrificares as roldanas não precisas de desmontar o desviador :)

Carlos disse...

:-) por acaso até tenho paciência, não tenho é a ferramenta e conhecimentos, por isso quando abrires a tua home-oficina ao publico eu vou lá concerteza(se o preço for concorrente, claro!!!).

Fora de brincadeiras, muito bem...