domingo, 8 de março de 2009

"À vassourada" em Vila Velha de Ródão

Este domingo fomos pela primeira vez aos Trilhos da Açafa, em Vila Velha de Ródão. O ano passado era para termos ido mas não foi possível. Desta vez inscrevemos-nos bem cedo.

A viagem para lá foi complicada por causa dos frequentes bancos de nevoeiro e com a minha paranóia de poder chocar com alguém porque é frequente encontrar pessoas com as luzes desligadas.

Já perto da saída da A23 para Vila Velha de Ródão o nevoeiro desapareceu e o Sol começou a raiar. Aí começámos a pensar "não traremos roupa a mais?". Mas já próximo de Vila Velha de Ródão o nevoeiro regressou e não deu para apreciar a paisagem que nos rodeava.

Com isto tudo chegámos um pouco tarde, mas ainda a tempo de levantar os dorsais, tomar o pequeno-almoço, preparar as bicicletas e vamos lá.

Na fila para levantar os dorsais encontrámos a nossa companheira para a volta dos 65km. A Beta. Queria ir fazer a despedida da Mondraker na volta dos 35km. Nada disso. Conseguimos convencê-la a vir à volta maior.



A organização dedicou a edição deste ano dos Trilhos da Açafa às mulheres. Por isso, para além das inscrições terem sido gratuitas para elas ainda tiveram ofertas. Mel da região, produtos de beleza e uma florzinha na despedida (depois do almoço). Então e eu?!! Pois também tive ofertas: presunto. Bem saboroso! Ah, e a habitual t-shirt também não faltou. Desde que começámos a fazer BTT deixámos de comprar pijamas ;).



A Tânia e a Beta seguiam na conversa. Afinal não é todos os dias que a Tânia tem companhia feminina nos trilhos. Iam na conversa mas a bom ritmo, cheias de força a subir pelas estradas de Vila Velha de Ródão.

Até que o raio da espanhola tramou o nosso passeio. A nossa amiga Beta teve um "problemazito" com a Mondraker. Mas percebe-se. Era a sua despedida e então zangou-se com a Beta e mandou-a ao chão. Não se faz. Ainda por cima numa descida! Felizmente sem grandes consequências para a Beta. Já a espanhola vai ser substituída por uma americana. Força Beta.

Depois de verificarmos que a Beta estava bem e acompanhada pela organização, pegámos na vassoura e seguimos para os trilhos. A organização ainda nos tentou convencer a alinhar pelo passeio de 35km. Mas quando a Tânia disse que tínhamos farnel eles perceberam que tinham companhia até ao final. Nós também ficámos contentes por eles levarem a "bucha". Assim não tínhamos de partilhar a nossa.

Vassourada aqui e acolá lá continuámos...

Já não se via ninguém nos trilhos. Melhor assim, tínhamos os single tracks só para nós. Uns mais técnicos que outros mas todos espectaculares e devidamente sinalizados os locais de perigo.

Esta organização está de parabéns. Foi do melhor que já vi. Até pequeno almoço nos ofereceram. Vejam o link das fotos no final deste relato.

No primeiro abastecimento ficámos a conhecer o presidente da junta de freguesia que nos deu a conhecer um pouco da história da região.

Vassourada aqui e acolá lá continuámos...

Por esta altura começámos a ouvir pessoal no trilho. Boa. Vamos ter companhia. Mas não. Era no monte em frente na volta dos 35km, porque entretanto já estávamos nos trilhos da volta dos 65 km.

Vassourada aqui e acolá lá continuámos...

Até que um lindo lagarto se atravessou no nosso caminho como que a dizer: "eheheh os outros já passaram aqui há mais de uma hora. Suas lesmas....". Ainda tentei pegar na máquina fotográfica mas o bicho deve ter problemas de fotogenia e pirou-se.

Vassourada aqui e acolá lá continuámos...

Não sei onde fui ver que a volta tinha cerca de 1000 metros de acumulado. Não vi. De certeza. Porque estava escrito que eram 1350 metros.

O GPS chegou aos 1000 metros e ainda faltavam muitos kms. Depois apareceu o calor e a moleza.

Mas a culpa da moleza era das paisagens. Então mostram-nos isto e depois querem que pedalemos depressa?



Só não ficámos ali mais tempo porque o carro da organização chegou. Aqui a organização também me surpreendeu pela positiva, claro. Nos locais onde o carro não passava, um elemento da organização percorria os trilhos a pé para se certificar que ninguém tinha ficado para trás nos trilhos.

Vassourada aqui e acolá lá continuámos...

Agora era a descer. Íamos ganhando terreno ao carro da organização. LOL.

Chegados ao último abastecimento disseram-nos que o pior ainda estava para vir. Sinceramente não acreditei. Mas era mais ou menos verdade. Ainda nos faltavam umas grandes subidas e uns single tracks manhosos.

Mas fez-se, vassourada aqui e acolá lá continuámos...

A partir daqui por vezes tínhamos dois jipes colados à roda. Foi a altura em que o ânimo faltou um pouco. Talvez provocado pelo calor ou pelo barulhos dos jipes que seguiam atrás de nós, esta parte foi a que custou mais.

Vassourada aqui e acolá lá continuámos...

E chegámos ao último posto de controlo. Faltavam 8 quilómetros e a promessa de se aproximar a parte mais bonita do percurso, segundo a organização.

Vassourada aqui e acolá lá continuámos...

E começámos a avistar um imenso espelho de água. Era o rio Tejo. Depois de uma alucinante descida demos de cara com um grupo de elementos da Cruz Vermelha. Alguns com máquinas fotográficas apontadas para nós. Eu pensei: "Olha pessoal com máquinas fotográficas. A parte bonita deve ser aqui.". E era. Mais uma vez a organização a pensar na nossa segurança ao colocar apoio médico nas zonas mais perigosas.

A partir daqui o trilho era um single track pela margem direita do rio Tejo até Vila Velha de Ródão.

Mas como a Cruz Vermelha se foi embora de barco, nós aproveitámos para parar numa sombrinha a descansar e tirar umas fotos.



Vassourada aqui e acolá lá continuámos...

E chegámos. Finalmente. Fui autorizado a tomar banho num dos balneários reservado às meninas. A água estava bem quentinha. Parece que não foi assim para todos. Vantagens de chegar em último...

Vassourada aqui e ac... Não. Entretanto, entregámos a vassoura e pegámos no carro e fomos almoçar. Obrigado Beta e Manel por terem esperado por nós. Até breve.

Trilhos da Açafa 2009


Mais Fotos da organização.

2 comentários:

Blackbelly disse...

AHHHHHHHHHH Estão a roubar-me o lugar :) Eu é que faço companhia ao carro-vassoura!

beijos :)

*sun* disse...

obrigado por tudo, vocês são 5*****
As fotos estão um espectaculo.

Bjs Beta