sábado, 19 de julho de 2008

Arrábida: à descoberta do trilho do Chico das Saias.

Hoje rumámos até à Arrábida para descobrir um trilho novo: o trilho do Chico das Saias. O Chico das Saias era um eremita que vivia na serra da Arrábida.



Começámos pelo trilho dos moinhos mas com mais adrenalina. Uaaaau até parece que as rodas vão no ar...



Mais à frente ia eu calmamente a pedalar quando ouço uma bike a aproximar-se. Olhei para trás e... não vi nada. Voltei a olhar rapidamente para a frente mesmo a tempo de vislumbrar uma bttetista no seu treino matinal. Foi uma motivação para as meninas verem-na a subir o cai de costas. Impressionante a velocidade com que transpunha a subida.

Mas nós escolhemos um trilho mais acessível: o fio dental.



Após umas raízes...



descemos o fim-do-mundo e seguimos em direcção ao parque de campismo. E daí, serra acima, em direcção ao trilho do Chico das Saias.

Aqui está o que resta da cabana onde morava o Chico das Saias.



O trilho é espectacular. É um single track longo coberto, em grande parte, pela vegetação. Tem algumas valas e raízes em algumas zonas mas faz-se bem. Este é um dos melhores trilhos onde já pedalei.



Como a volta teve dois problemas técnicos, um furo e um disco de travão empenado, não deu para alongar os 35km. Parámos num café para abastecer com água fresquinha, parte no estado sólido, e regressámos a Palmela pelo trilho do costume.

Mais fotos:

Arrábida_ChicoDasSaias


Foi uma linda volta. Das últimas duas vezes que fui à Arrábida foi para descobrir trilhos novos. Qual se seguirá???

Sem comentários: