domingo, 24 de outubro de 2010

Corrida do Tejo 2010

Num destes dias de Outono, passeava-me com a Tânia numa famosa rua de Lisboa, quando ao desviar-me de uma folha toda apressada em se alojar na calçada vi uma coisa que me despertou a atenção. Por entre os números gordos do jackpot do Euromilhões, escritos a marcador cor-de-rosa, vi outra coisa mais real. "Corre os teus melhores 10 quilómetros", dizia a capa da SportLife. Foi um amor à primeira vista e levei-a para casa.

Sentado no sofá, com o gato ao colo, comecei a desfolhar a revista à procura desse método para correr os 10 quilómetros. Deparei-me com uma tabela que me obrigava a correr 4 vezes por semana. Não vais longe, pensei. Então e tempo para as caminhadas, para o BTT e para escovar o pêlo do gato? Mas essa não era a única dificuldade, por exemplo na quinta-feira da semana 6 tinha de correr o seguinte: 10' 60-65% + 4x1:30 90-95% c/3' int. 70% + 5' 60-65%. Após decifrar este código concluí que não fazia outra coisa do que olhar para um cronómetro/cardio-frequencímetro! Desisti, deste método.

Mas nem todos os 3.2 Euros foram perdidos. Memorizei a parte do pequeno almoço e no dia da Corrida do Tejo segui os conselhos. Tomar o pequeno almoço 3 horas antes do início da corrida. Beber uma chávena grande de chá preto, comer uma banana madura e 2-3 fatias de pão branco com mel. Evitar os produtos lácteos (o meu erro na Corrida do Aeroporto).

Com a barriga cheia, dirigi-me para o meio da multidão verde fluorescente que ocupava a marginal em Algés. Tentei ocupar um lugar o mais possível à frente mas já centenas de pessoas se tinham antecipado.

Enquanto aguardava pela partida pensei no meu objectivo para a corrida. Sentia-me bem, tomei um bom pequeno-almoço e decidi colocar um objectivo ambicioso. Na Corrida do Aeroporto tinha corrido 9km em 46 minutos e 10 segundos, com uma passada de 05:07 min/km. Com estes números, decidi tentar fazer estes 10 quilómetros em menos de 50 minutos.

Dada a partida, a confusão previsível. Muita gente a passo, de mão dada, era muito difícil correr. Não estava muito preocupado, a Nike tinha-nos dado um chip que contaria o tempo apenas desde o momento em que passaríamos no pórtico de partida. A pouco e pouco lá se conseguia dar uma passadas e depois, com algum ziguezaguear, segui rumo ao objectivo.

Tentei seguir num ritmo ligeiramente superior ao da corrida anterior, penso que o tenha conseguido. Mais uma vez, nas descidas passava imensa gente por mim. Não sei mesmo correr nas descidas!

Nos últimos dois quilómetros quebrei um pouco, principalmente quando passei ao lado da meta e ainda tinha de ir dar a volta a Carcavelos. Cheguei à meta muito cansado e em ritmo cada vez mais lento. Nem reparei no tempo total, também não interessava, era preciso descontar o tempo que gastei até começar a correr.

Não consigo parar logo na meta, tenho de correr sempre mais um pouco para baixar o ritmo cardíaco. Mas toda a gente parou à frente da meta, quase não me conseguia mexer. Acho que me ia dando uma coisinha má...

Mais à frente, aproveitei para fazer uns alongamentos. Já recomposto, entreguei o chip, aproveitei o abastecimento e vi-me embora num superlotado comboio.

Depois veio a desilusão. O tempo chip foi 00:00:00. Zero! Ou seja, não contou! Fiquei sem saber se atingi o meu objectivo. Tanta festa, com o Manzarra, com bandas ao longo da marginal e muita animação. Muito show, mas a única coisa que me interessava, falhou! Isto aconteceu a centenas de pessoas, estão todas com zero no tempo do chip.

De realçar a péssima qualidade da camisola/dorsal. Eu fiquei com lesões nos mamilos. Nem foi muito mau, vi por lá muita gente com sangue! Parece que a camisola do ano passado era melhor...

Estou chateado! Pensei em desistir das corridas, mas antes de arrumar as sapatilhas, ainda vou tentar uma São Silvestre...

5 comentários:

Helder disse...

Desistir? Por causa de uma má experiência? E ainda por cima sem culpa tua? Sim, tanto showoff e aquilo que interessa...bem achei estranho quando passei na partida (encostado à esquerda) haver staff a correr de uma lado para o outro e a verificar os belos caixotes ao lado dos tapetes...afinal...sim, a camisola do ano passado era mmmuuuiiito melhor, embora de corte mais justo e havia cores diferente para meninos e meinas...é a crise...mas mesmo assim tem o seu quê de interessante. Eu este ano fui até à meta (A5/Carcavelos) e deixei lá o carro e apanhei o comboio em Carcavelos. Chegar à meta, alongar/comer/beber/ver/cuscar e a seguir pegar no carro e ir embora não tem preço. Se calhar, em corrida, até à São Silvestre.

Miguel disse...

O que me fez pensar se vale a pena foi não ter sentido qualquer apoio, por parte da organização. Simplesmente queria correr num evento que se chamava "Corrida do Tejo".
Parece-me que este tipo de eventos são mais do que uma corrida. Por exemplo, já vi que numa famosa São Silvestre tens uma inscrição VIP a 50 Euros, com zona VIP e partida VIP...

Helder disse...

Sim, este tipo de "corridas" entra mais no "evento" que na "corrida própriamente dita". Zona VIP com partida VIP...terá passadeira vermelha? Nada que não exista noutros lados (leia-se fora do pais)mas...normalmente não há familias inteiras de mão dada junto à barreira da partida, obrigando quem vai correr, mesmo que por prazer, a verdadeiras gincanas...mas há tantas corridas por aí, menos famosas e se calhar até mais interessantes e com valores de inscrição bem mais simpáticos...não levas é a tshirt.
Quanto ao apoio...nem uma palmadinha nas costas :) ?

Anónimo disse...

Viva...
Nem sei que te diga, pois corrida não é o meu forte.....mas acho que nao deves desistir..e como nem sabes provavelmente fizeste um tempo que nem tu proprio imaginarias.Força
Lídia

ASG disse...

Miguel, como eu percebo a tua decepção... Também me vi de caras com o mesmo problema! Tempo chip 0:00:00!!! RAIOS!!!! O que vale é que levei o iPod e o chip Nike+, que apesar de m ter contado menos kms pelos menos o tempo mediu bem ;) A t-shirt é q é mesmo fajutinha... As dos últimos anos têm sido melhores :(