quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gruta da lapa de Santa Margarida

Depois dos 3000 e dos 2000 metros de acumulado andávamos a precisar de um passeio calminho para descansar as pernas. Pegámos nas Specialized, colocámos os pseudo-atrelados e assim descansámos também as costas. A ideia era ir descobrir a gruta da lapa de Santa Margarida e ir molhar o pezinho à praia.

Quem quer ir ver a gruta da lapa de Santa Margarida onde é que deixa o carro? Lá para os lados do Portinho da Arrábida, não é? Pois, mas nós deixámos em Palmela... Está-se mesmo a ver que não conseguimos fugir das subidas. Nem da chuva...

Começámos o nosso passeio às 11 horas da manhã. Deixámos o dia "amadurecer" para ver se chovia ou não. Parecia que não ia chover, mas à chegada a Palmela, tivemos a visita da chuva! Dentro do carro não chove, na rua também choveu por pouco tempo.

Quinta do Anjo, Cabanas e Vila Nogueira de Azeitão. Sempre por estrada que a malta anda farta de terrenos moles. A chuva também queria vir connosco. Encontrámos uma árvore centenária e escondemos as bikes, e nós também, debaixo das sua copa até ela passar. Nunca mais a vimos.



A chuva andava a vigiar-nos de longe. As subidas é que estavam ali mesmo à nossa frente, era preciso subir a serra. Os pneus Schwalbe Hurricane, com perfil semi slick, deram uma ajuda.

Da estrada avistámos um miradouro, fomos até lá tirar uma foto de grupo e definir estratégias para pesquisar a tal gruta.



Aqui a foto de grupo dentro da gruta de Santa Margarida.



A história deste sítio arqueológico pode ser lida aqui. Quando lerem a parte dos 200 degraus, desconfiem. É certo que o ermitão queria viver isolado, mas subir (ou descer) tantos degraus cansa qualquer um. Nós, como éramos dois, cansou ainda mais...

Se a descer já cansou, imaginem a subir...



Para recuperar fomos até ao Portinho da Arrábida, uma pequena aldeia e também uma praia muito concorrida no verão.





Para sair de lá tivemos de vencer uma subida com uma inclinação considerável, não levei o inclinómetro.

Já na estrada, em direcção à cidade do moscatel, do choco frito e dos golfinhos, passámos pelas nossas praias de eleição: Coelhos, Galapinhos e Galápos. Ai que nunca mais chega o Verão...



Como o acesso a estas praias não é fácil, fomos molhar os pés na praia da Figueirinha, um pouco mais à frente.





Seguimos para Setúbal para tentar encontrar o restaurante de uma amiga. Mas o telemóvel com o número tinha ficado em casa. Ohhhh, fica para a próxima. Regressámos a Palmela, só que subida fez-nos lembrar que ainda não tínhamos almoçado. O único sítio que apareceu foi um McDonalds... Quando saímos, uns metros mais à frente tínhamos choco frito, petinga, jaquinzinhos e outros petiscos. Fica para a próxima, já sabemos onde é.

O capacete da menina veio dali...



Foram férias meus amigos, foram férias! Se o tempo tivesse ajudado estaríamos hoje a chegar de uma grande aventura...

2 comentários:

Anónimo disse...

tania , miguel,muy bonita la ruta que nos habeis ofrecido.saludos!! ginetas bikers..

Blackbelly disse...

Vocês desceram pelas praias e eu subi de Setúbal até ao cruzamento para Sesimbra :) Mas fui só à tarde!

Bela volta e ver se descubro onde ficam essas grutas...