domingo, 23 de maio de 2010

Rota do Queijo e da Escarpiada - Sicó

A serra do Sicó é uma zona muito bonita, mas exigente, para pedalar. Os trilhos são muito diversificados, excepto a pedra e a gravilha solta que estão quase sempre presentes. A zona tem muitos single-tracks o que é sempre bom para a adrenalina.

A 1.ª Rota do Queijo e da Escarpiada foi um passeio só com quarente e poucos quilómetros. Era o ideal para ir ver a serra do Sicó de outra forma. A última vez que por lá andámos ficámos um pouco sem vontade de lá voltar tal o empeno que apanhámos. Este passeio cumpriu as expectativas, sempre que podermos voltaremos ao Sicó...

A concentração foi em Condeixa, organizado pela associação Grande Alerta e um agrupamento de escuteiros. Estava tudo muito bem organizado, desde o estacionamento, secretariado e partida. A partida foi às 9h, pontualíssimo. Nós íamos a contar com um passeio mas afinal era uma maratona com controlo zero e tudo!

Demos uma voltinha por Condeixa e logo entrámos nos trilhos. Ah, mas estes trilhos já conhecíamos da nossa travessia. Passámos pelo meio das ruínas da cidade romana de Conimbriga e entrámos definitivamente nos trilhos de serra. O trilho junto do Rio dos Mouros também já conhecíamos, acho que é um rio sazonal, desta vez não tinha água.



Logo após a descida virámos à direita por uma subida de mais de um quilómetro cheia de pedra e bastante íngreme. Mesmo boa para um pedestre... Também era a única zona mais complicada. A partir daí tentámos recuperar o tempo perdido até a um pequeno abastecimento com água e laranjas fresquinhas. Soube mesmo bem apesar de ainda não estar muito calor.

As subidas estavam por todo o lado.



E os rebanhos de cabras também, será que foram estas que deram o leite para os queijos que nos ofereceram?...



Pouco depois passámos nas Buracas do Casmilo. Fotos aqui. Desta vez, não parámos para a foto pois estávamos a fazer o trilho ao contrário da última vez, ou seja, era a subir. E bem!

Mas depois foi descer, também "E bem". Num ápice tínhamos descido da serra. Voltámos a subir um pouco, pois claro, até a um ponto de controlo e novamente a descer bem por um trilho com pequenos drops naturais até ao abastecimento em Zambujal. Esta maratona tinha cinco ou seis pontos de controlo, os atalhantes tinham o "trabalho" dificultado hoje. Em todos esses controlos diziam que a Tânia era a primeira mulher e que éramos os quarenta e tal na classificação geral. Não acreditámos, nem ligávamos muito a isso, porque havia muitas mulheres neste evento e a nossa média velocidade era pouco mais de 12 km/h. Mas que a menina tinha direito a festa tinha, mas isso tem sempre, mesmo que vá em último! São poucas as mulheres que se aventuram nos trilhos e hoje os trilhos eram bem complicados.

No abastecimento havia o essencial. Só comi gomos de laranja, bananas e bebi água. Não vi as escarpiadas... Só as vi na meta mas paguei-as a um euro cada uma. É um doce genuinamente de Condeixa com pão, azeite, canela e açúcar amarelo. Muito bom.

Cá está um dos muitos single-tracks da serra do Sicó.



No regresso a Condeixa voltámos a passar no trilho do Rio dos Mouros e depois de uma outra descida ou subida chegámos à meta. A Tânia foi, de facto, a primeira mulher a chegar e, no geral, ocupámos os lugares 45 e 46 de mais de cem.

Como era cedo, ficámos a alongar e descansar no relvado a ver o pessoal chegar todo sorridente. Os trilhos foram muito bem escolhidos.





Depois de um banho de água quentinha e de um retemperante almoço convívio ficámos por lá mais um pouco pois tínhamos direito a um prémio: segundo lugar na categoria de casal. Entretanto continuava a chegar pessoal à meta, com os trilhos do Sicó não se brinca...

Hoje levámos os jerseys do ProjectoBTT, que é meio caminho andado para conhecer muita gente. E hoje conhecemos mais uma mão cheia de Projectistas.

No regresso a casa, viemos a comer cerejas, compradas à beira da estrada.



Vitória, vitória, acabou-se a história...

Sem comentários: