sábado, 14 de novembro de 2009

Challenge Series - "Tomada dos Fortes"


(Foto dos TNT)



Lá em casa aguardávamos com alguma expectativa o dia 14 de Novembro. Seria para nós um grande, enorme desafio: a 4.ª etapa do Challenge-Series - "Tomada dos Fortes". Este nome épico é alusivo às linhas de Torres Vedras, um conjunto de linhas fortificadas construídas para defender Lisboa das invasões Francesas.

O tempo tinha andado farrusco durante a semana, mas na noite de sexta para sábado choveu durante cinco horas, hipotecando o sucesso deste evento. As inscrições já tinham esgotado há muito, mas na manhã de sábado compareceram menos de metade. Quando cheguei ao palácio da Quinta da Piedade, na Póvoa de Santa Iria, pensei que já tinham partido. Quando olhei com mais atenção lá estavam, os resistentes, todos juntos num cantinho. Ufa, afinal chegámos a tempo...

Como chegámos em cima da hora, só tivemos tempo de comer qualquer coisa, ouvir o briefing e "bora lá". Ah, ainda houve tempo para despir o impermeável, o céu estava nublado mas a temperatura era bem amena.

A primeira descida foi engraçada, parecia que em vez um evento de BTT tínhamos ido a um baile (Como se alguma vez tivesse ido a algum!!!). Na descida da Póvoa de Santa Iria para o viaduto sem saída a bike fugia de frente, de traseira, de lado, eu sei lá... O trilho também não era fácil, tinha duas ou três curvas apertadas. Fizemos tudo sem desmontar. Somos os maiores! Pelo menos da nossa rua somos, ninguém de lá faz BTT!

Depois uma subidita jeitosa para aquecer e deixar passar os prós. Logo a seguir uma valente descida, até parecia fácil. Sempre a direito. Talvez apareçam por aí umas fotos, mas digo já que só desmontei para não aleijar nenhum fotógrafo. Se não, fazia aquilo tudo montado e a cantar o... Qualquer coisa!

Os trilhos seguintes já conhecia, excepto um fabuloso single-track. Estão a ver o fio-dental da Arrábida? Não tem nada a ver. Neste só cabe mesmo a roda. Quem tiver pneus largos (para cima de 2.25) terão de pisar mato para passar lá. Mas não desanimem, eu hei-de lá passar frequentemente para o alargar. Prometo.

Continuámos a subir e... Bem, depois foi lama aos molhos. Como a outra música: "Alecrim, alecrim aos molhos": Lama, lama aos molhos, por causa de ti choram os meus olhos.

Aguentámos até onde pudemos. Mas depois começou a ser desconfortável ouvir os chupões da corrente e as pedrinhas a serem esmagadas nos metais da transmissão. Ainda andámos algum tempo com um pessoal do Norte, pedimos para lavar as bikes a um senhor que estava a tratar do jardim, mas chegámos a um ponto em que concluímos que as nossas bikes valem mais do que fazer este desafio até ao fim. Apanhámos uma estrada, ainda fizemos alguns trilhos da recente ida até ao Sobral e fomos para casa. Fizemos cerca de 60km com 900 metros de acumulado.

Gostei de conhecer os trilhos na zona de A-do-Mourão, quando me apetecer ir ziguezaguear por esta zona já conheço alguns trilhos.

Para a memória deste evento fica o trabalho dos TNT (Todos no Trilho - Grupo de BTT). Era um evento grátis, não pagámos absolutamente nada, e tivemos direito a dorsais (levantado de véspera no secretariado), pequeno almoço, briefing, banhos,... Até soube que foram dar assistência nos trilhos. O pessoal da Póvoa de Santa Iria é um espectáculo...





Fotos da organização:
http://picasaweb.google.pt/ricardojorgegafonso/Challenge

Quando a meteorologia o permitir, olarilolela, aí vamos nós serra acima...

3 comentários:

BIBAS disse...

Olá boa noite.
Vi a descrição do vosso passeio Azambuja - Acude da Agulada e achei muito interessante. Seria possível disponibilizarem-me o track gps?

Desde já o meu muito obrigada.

o meu mail é bebianavilares@netcabo.pt

Blackbelly disse...

Parabéns na mesma! As vossas aventuras sempre em grande!

Quando for grande quero ser como a Tania :)

Kitos disse...

Epá eu pensei: Aqueles tipos são muita malucos!!!... e são. Fizeram bem em dar meia volta. Se não tiverem uma empresa a dar patrocinio às peças mais vale guarda-las para dias melhores e esta zona com lama é mesmo só para estragar material.