domingo, 20 de setembro de 2009

II Maratona Gardunha BTT, Fundão

Depois de ontem ter pedalado pela Gardunha e festivalado em Alpedrinha, hoje era dia montar novamente nas bikes e participar numa maratona de BTT. A II Maratona organizada pelo clube BTT Gardunha do Fundão.

Estávamos inscritos para a mini-maratona mas, neste caso, a mini era mesmo mini. Então optámos por alterar a inscrição para pedalar 62 km com 1400 metros de acumulado. Durante a semana ainda tentámos "desencaminhar" a Beta para a maratona. Não conseguimos! No domingo, já com as bikes preparadas, a Beta lá disse "olha, afinal vou com vocês...". E foi muito giro.

Quanto a prémios. Não chegámos em primeiro logo não houve. Mas, para mim, foi um prémio bem grande ouvir a Tânia a recusar a minha ideia de ela ficar no carro e vê-la concluir a prova. No estado em que estava fazer sessenta e tal quilómetros com tantas subidas foi preciso garra. Parabéns Tânia! A Tânia disse-me que só conseguiu pedalar graças à Beta. Foram na conversa e abstraiu-se do resto. Obrigado Beta.

A maratona começou e eu ao telemóvel. Não me preocupei muito porque tinha o track no GPS. Apanhei-os logo à frente. A partida também era falsa, leia-se falsa-partida. A partida real era junto do patrocinador da prova (MOTOBRIOSO) na zona industrial do Fundão.

Os primeiros quilómetros eram muito rolantes e fáceis, ciclisticamente falando. Quando apanhámos a primeira subida (pequena), coincidiu com a divisão do percurso para a mini e para a maratona. Também havia um pequeno abastecimento. A Tânia tentou tomar o pequeno almoço e... Não havia dúvidas, apesar da paragem de 15 minutos, vamos para a maratona.

Durante os próximos quilómetros foi um constante sobe e desce. A Tânia bem dizia que havia zonas para descansar, queria dizer descidas. Mas algumas eram bem inclinadinhas.



Numa delas entrei rápido demais e vi a coisa mal parada, foi largar os travões e travar no final da descida. Voltei rapidamente para trás dizer à Tânia para fazer o mesmo. Também já vinha "à rasca" com a descida que piorava a cada metro que se descia. Passámos! Uma nota para a organização que colocou uma pessoa na zona mais complicada da descida.

De resto, a organização esteve irrepreensível. Não temos nenhuma falha a apontar. Até nas piores subidas lá estava desenhado um sorriso ou umas palavras de incentivo.

Por esta altura já estava a precisar de comer qualquer coisa. Querem abastecimentozinho, querem?!!! Então toma lá a bela da subida até Silvares. O abastecimento foi junto da igreja matriz. Peguei numa banana e numa barrita e fui para sombra descansar. Deu para cuscar a conversa de umas pessoas que por lá estavam a assistir. "Se soubessem o que vão subir...".

E subimos tanto, tanto, meu Deus, tanto... Até arrisquei uma desclassificação dando uns empurrãozitos à Tânia. Subimos até quase ao parque eólico da Gardunha. Quase a chegar ao topo encontrámos uma fonte de água fresca (gelada) que soube mesmo bem.



Lá em cima via-se bem a Serra da Estrela. A inspirar a descida para o Açor. Quase que não víamos o abastecimento com a velocidade que levávamos.

A partir daqui o trilho era bastante rolante. Passámos por uma localidade com um nome curioso: Enxabarda. Continuámos a rolar até ao Castelejo, onde apanhámos uma subida. Era pequena mas já vínhamos um pouco cansados. Descemos para o Freixial e novamente a rolar até às subidas finais na aproximação ao Fundão.

A nossa foto de grupo, captada pelo Jorge do Team Santos. Que já estavam de banho tomado e a "celebrar" a vitória da Sandra.



Durante o almoço encontrámos novamente a Teresa com quem já tínhamos estado antes da partida e no dia anterior no almoço do III Encontro Canyon Owners Club Portugal. Também estava satisfeita com a sua prestação. Pedalou bem porque não a encontrámos nos trilhos.

Em resumo, ficámos satisfeitos com o nosso fim-de-semana por terras Beirãs. Chegámos a casa cansados mas com os músculos bem exercitados.

Um agradecimento muito especial à Beta e ao Manel pela excelente companhia.

5 comentários:

disse...

Olá!
Essa do eu ter pedalado bem tem a sua piada. Lá me fui safando, e arrastando como tantos outros, até às eólicas.
Gostei muito da volta, do convívio, e de ter revisto o pessoal.
Em Idanha espero que estejam todos de boa saúde e em forma.
Beijinhos,
Teresa

zaratrusta disse...

Parabéns pelo vosso blog.

Muito fixe.

E a Teresa ando bem sim senhora que eu (na carrinha de apoio) apanhei-a na subida mais dificil ele estava bastante animada.

*sun* disse...

Obrigado pelo apoio...sem ele eu não teria conseguido mesmo. :)Mas chegamos ao fim....e com um belo sorriso .
Beijinhos

ASG disse...

Vocês andam com a pedalada toda :) Que maravilha! As fotos metem assim uma invejinha... pena não ter dado para ir :(

lidia disse...

Pois é....qd lemos os relatos, ficamos sempre c pena de nao ter ido...enfim, mas nao dá p ir a todo lado.
Gosto do v blog,dos relatos e das fotos....parabéns.
Abraço a todo o ppl.