domingo, 7 de junho de 2009

Monsanto e Jamor por um gelado

Hoje juntámos-nos aos Maníacos do Pedal para umas pedaladas por Monsanto. Estas voltas com atravessamento de Lisboa inclui sempre gelado ou bolos. Hoje, como o dia até estava fresco, foi... Gelado!

O dia acordou claro e nós com vontade de pedalar. Preparámos as coisas e pedalámos até ao ponto de encontro. Chegámos alguns minutos atrasados mas a tempo do inevitável café e vamos lá até ao segundo ponto de encontro, junto à RTP. Na subida dos Olivais o Maníaco Cepo fez as "honras do trilho" de um single-track que era espectacular de fazer a descer. Haveríamos de o fazer no final da volta. Muito bom, não fossem umas razias com o capacete a algumas árvores.

Então e o gelado? Foi onde?

Ainda não foi agora. Era cedo e estava tudo fechado. Avançámos rapidamente pelas ruas de Lisboa até à mata de Monsanto. Após conversação para definir o trilho, o Cepo passou para a frente. Estamos tramados, pensei eu. Vêm aí descidas loucas. Mas não. Foi subir, subir e subir mais ainda até ao Parque de Desporto no Penedo. Estávamos a 174 metros acima do nível médio da água do mar. Afinem essas "cebolas"...

Então e o gelado? Foi aí? Junto ao moinho de vento?

Não! Agora era tempo de descer. E subir, para voltar a descer, um trilho (na zona dos Montes Claros) bom para as carraças. Hoje deviam estar de folga ou a fazer greve porque não nos pegaram.

Olhem lá. Nos Montes Claros tem um restaurante. Devem ter gelados...

Pois, se calhar têm. Mas não foi lá. Foi na Igreja de Caselas que encontrámos o Jaime e a Carla. Há paletes de tempo que não pedalávamos juntos. Esperem aí! Não foi na Igreja. Foi junto da Igreja. Gostámos de vos ver a pedalar.

E depois o que é que há? Quem conhece sabe que são aquelas escadas esquisitas em que os degraus são do tamanho da bike e as duas rodas caem ao mesmo tempo, de degrau em degrau.

A partir daqui foi sempre a descer até Algés.

Não, não foi na estação de Algés que tomámos o gelado. Mas fica uma pista: estação.

"Estação"? Então é fácil. Foi na estação do Oriente. É sempre...

De Algés até ao Jamor foi um pulinho. Fomos "visitar" uns trilhos na margem esquerda da ribeira. Muito gira a vista para a foz do rio Tejo. Um bom local para a foto de grupo. Belo tripé que eu construí, literalmente (private joke).





Descemos, passámos a ribeira (pela ponte) e fomos fazer os habituais trilhos do outro lado da ribeira. Bela descida...

E "bora lá" para Monsanto outra vez fazer uns trilhos rápidos porque o gelado estava à nossa espera... Na estação de comboios de Sete-Rios. Delicioso. Nota-se, não?



Bons trilhos, melhor companhia e um acumulado com 4 dígitos.

2 comentários:

Carlos disse...

Relato porreiro :-). Bela volta, gostei dos trilhos tanto do Jamor com Monsanto.
...o que gente faz por um sorvete :-)

Anónimo disse...

olá
pelo passeio,e tudo por um sorvete......

já vi a vossa inscrição para maratona vale vouga, também vamos lá estar mas para os 80, acho que perdi a cabeça.

vamos ver se nos encontramos, até lá boas pedaladas

sandra e jorge (team santos)