domingo, 16 de novembro de 2008

Sta Eufémia e Parque de Monserrate (Sintra)

O sítio de Santa Eufémia é um dos mais antigos locais de povoamento humano da serra de Sintra (existiu lá um aglomerado neolítico, datado de 4000 a.C.). As privilegiadas condições de defesa do local terão determinado uma tão ancestral ocupação humana. O sítio de Santa Eufémia é um dos locais mais altos da serra de Sintra.

Mas nem isso nos demoveu, e ao grupo BTT Lisboa, de subir até lá a pedalar. Foi a nossa primeira volta com este grupo. Muitas outras se seguirão. Cada relato que lêmos no Fórum nos deixa com mais vontade que o próximo domingo chegue depressa.

A volta começou logo a subir por calçada portuguesa e alcatrão. Em alguns troços empinava tanto que a bike queria levantar de frente. Mas lá nos conseguimos aguentar. Os dois! E... chegámos ao sítio de Santa Eufémia. Soube a pouco. Então já chegámos?!! Eu estava à espera que fosse preciso subir mais. Mas não. Era já ali. Depois de dar umas voltinhas para recuperar o batimento cardíaco, fomos tirar a foto de grupo.



Como depois de uma subida há sempre uma descida seguimos rápidos em direcção ao Trilho Maravilha 1 (afinal o trilho tem nome!). A semana passada estava mais húmido.

E daí sempre a descer até ao Parque de Monserrate. Outrora quinta de pomares e culturas, existe como tal desde o séc. XVIII, quando Gerard DeVisme alugou a quinta à família Melo e Castro, sua proprietária. Desde então, todos os que se seguiram - William Beckford, a família Cook, o Estado Português e, finalmente, desde Setembro de 2000, a Parques de Sintra-Monte da Lua, S. A. - esforçaram-se por criar um maravilhoso jardim botânico, ímpar nas suas características.

Houve quem fosse aos medronhos (ver fotos). Eu entreti-me a fazer festas a um gatito (bem grande!) que por lá andava (estava, praticamente não se mexeu).





E, a seguir, subir até aos Capuchos para ir fazer um pequeno trilho mais técnico. Não fiz o drop. Fica para a próxima. Mas com tanta pedra antes e como não conhecia o trilho não consegui encontrar a melhor trajectória de aproximação. Desculpas...

Voltámos aos Capuchos e apanhámos um trilho que nos levou ao cimo da subida que normalmente fazemos nas voltas Maníacas. Apanhámos o trilho habitual até ao alcatrão e virámos à direita em direcção ao palácio da Pena.

Mas não fomos lá. Descemos por um trilho fantástico até ao palácio de Seteais.

Virámos à direita em direcção a Sintra, passando pelo palácio da Regaleira e, mais à frente, passando próximo da Piriquita, muito conhecido pelas queijadas e pastéis.

E chegámos ao fim. Obrigado ao grupo BTT Lisboa por esta manhã muito bem passada. Contem connosco para continuar a conhecer os encantos da serra de Sintra, em BTT.

A seguir ficam algumas fotos (algumas copiadas do Fórum do BTT Lisboa).

StaEufemiaSintra

2 comentários:

Blackbelly disse...

O Luis tá mortinho por ir andar com eles tb... Só que é... SINTRA! ou será que eu imagino sintra pior do que realmente é?

Miguel disse...

"Não negues à partida uma ciência que desconheces." Ciência?!!! LOL
Eh pá, olha,... então Sintra é... Sintra!
Bem, em Sintra não há zonas rolantes. Quer as subidas quer as descidas são bem inclinadas. Depois depende do guia escolher trilhos mais ou menos técnicos. Uma volta típica, tem 30km, 750m de acumulado de subidas e uma média de 12 km/h (ou menos). Com isto já consegues avaliar. Mas tudo depende dos guias. Eu tenho andado por zonas 'soft' que se fazem bem...