quarta-feira, 5 de novembro de 2008

À descoberta do Ribatejo. O relato. Parte I.

Amélia Luísa Helena de Orleães foi a última rainha de Portugal. Conhecida por rainha Dona Amélia. Era mulher do rei D. Carlos I, uma das vítimas do Regicídio de 1908.

E o que é que os reis e rainhas têm a ver com gatos ou BTT?!! Até vivemos numa República... Ah, mas já foi Monarquia... Não tem nada a ver com isso...

Foi à descoberta de uma ponte sobre o Rio Tejo, com o nome de "Ponte Rainha Dona Amélia", que no Sábado juntou 3 bttistas em direcção ao Ribatejo. Sabíamos que a ponte existia desde 14 de Janeiro de 1904 (inaugurada pelo rei D. Carlos I).

A manhã até estava agradável. Mas, de repente, o nevoeiro desceu e o Sol foi-se... Ligámos as luzes e avançámos, por estrada, até ao Porto Alto. Aí estava combinada a primeira paragem para abastecimento. Demorámos uma hora, certinha!

Depois de comer alguma coisa e tomar uma bebida quente, avançámos, sempre por estrada, por Benavente, Salvaterra de Magos e Muge.

Pelo caminho, fomos fazendo algumas paragens para apreciar as paisagens rurais.

Uma das paragens foi, logo após Benavente, numa ponte sobre um braço do rio Tejo, a Vala Nova.



Mais à frente, numa suposta breve paragem, para diminuir o espaço disponível no cartão de memória da máquina, uns domesticados poldros (ou cavalos) vieram até nós para receberem umas festinhas. Foi um dos momentos da volta!





Daí foi sempre a pedalar até Muge e à Ponte Rainha Dona Amélia. O tráfego automóvel faz-se alternadamente, regulado por semáforos. Existem ainda dois corredores laterais: um para bicicletas e outro para peões. Fizemos uma longa paragem para os automobilistas libertarem o tabuleiro porque queríamos tirar a nossa foto de grupo.



Esta ponte, projectada por Gustave Eiffel, tem uma arquitectura muito particular que nos deixa em silêncio a contemplar a sua beleza. A meio do tabuleiro, fizemos mais uma paragem para apreciar a paisagem envolvente.



Ultrapassada a ponte entrámos nos trilhos. O relato fica para mais tarde...

4 comentários:

Blackbelly disse...

Clap Clap Clap

Já disse "que grande volta"? E mais uma vez tnho de aguardar o ralato.... AAAAAAAHHHHHHHH (isto sou eu a gritar de desespero :s)

Miguel disse...

Ainda não é hoje que isto acaba...
Vê o relato do Carlos no fórum. Esse está completo.

Blackbelly disse...

Aí já vi :p Quero ver o vosso :)

Miguel disse...

OK. Está em fase de conclusão... Será que fica hoje?