domingo, 23 de novembro de 2008

Castelo dos Mouros (Sintra)

O parque de estacionamento, junto dos Arcos do Ramalhão, encheu-se esta manhã por um grupo de bttetistas dispostos a "conquistar" o castelo de Sintra aos Mouros. O Clube BTT Lisboa lançou o repto e ninguém ficou com medo. Apareceram mais de 40 bravos prontos para o "combate". E bravas...

Os guias delinearam a melhor estratégia de aproximação à fortaleza. Decidiram que era melhor separar os combatentes em dois grupos, consoante o andamento de cada um. Não sei o que o andamento tem a ver com combate a Mouros mas OK. Também não sei porque fomos incluídos no grupo avançado (hihihi).

E aí vamos nós. Sobe, sobe, sobe, uffff, sobe, sobe...

Não sei se foi do cansaço, mas pareceu-me ter visto uma aparição de Nossa Senhora e, tal como na lenda de Melides, nos disse:

"Não tenhais medo porque ides vinte mas ides mil, mil ides porque ides vinte."

Chegados à fortaleza, encontrámos a porta aberta. Entrámos sem pedir licença. Um a um, subimos os íngremes caminhos interiores da fortaleza do castelo dos Mouros.

Chegados ao topo gritámos:

"Vinde a nós se tenhais coragem, Mouros!".

E os Mouros: nada.

Esperámos um pouco e repetimos a ameaça. Mas dos Mouros nem rasto. Alguém se lembrou de ecoar um grito de guerra. Mas aquilo mais parecia um grito tirolês. Ganhámos por falta de comparência do adversário. Como o castelo já era nosso, aproveitámos e tirámos a foto de grupo.

[BREVEMENTE A FOTO DE GRUPO]



Mais tarde descobri que o castelo já era nosso desde 1147. E foi conquistado pelo culpado de não sermos Espanhóis: D. Afonso Henriques.

A história do castelo de Sintra (ou castelo dos Mouros) está na Wikipedia.

FONTE: Wikipedia

A seguir ao castelo apanhámos uma grande descida com folhas soltas até à estrada do Palácio da Pena. Depois de um sobe e desce por alguns trilhos já conhecidos e novidades chegámos à ZA.



Hoje também foi o dia das descidas. Como andam a fazer limpeza na mata, os trilhos estão cheios de paus e folhas. Nunca se sabe o que vamos encontrar. Quando não havia folhas, havia pedras. Também houve outras descidas mais técnicas, onde não é possível parar.

Já disse que também houve descidas?! Mas foi muito giro. Só desmontei umas... duas vezes...



No regresso, gostei do trilho à volta da lagoa azul. Mesmo ali à mão e nunca lá tinha passado!

4 comentários:

Anónimo disse...

Gosto tanto de os ver pedalar por aí! Faz-me lembrar os bons velhos tempos.
Qualquer dia já não precisamos de guia em Sintra, pois vocês, já se safam bem por aí.
Carla

Miguel disse...

Olá olá! Bora lá?!!

É verdade, nestes últimos passeios em Sintra temos conhecido trilhos fantásticos quer a subir quer a descer. Eu, que nem gosto de descidas, já me vou habituando!

Bora lá?!!

Blackbelly disse...

ui ui.. tou a ver que este fim de semana foi "tudo" divertir-se para sintra :) eu também! fui almoçar às Azenhas do Mar :D

Sintra sintra...

Miguel disse...

Nós andamos viciados...