Na sexta-feira criámos um "fórum", com uma acesa troca de e-mails. Mas não era para desistir. Era para dar mais força. Falava-se da meteorologia, em tempo-real, em Lisboa, Torres Novas e Ourém. Chovia por todo o lado. As imagens de satélite não deixavam mentir. A conversa acabou com um incrível "até amanhã". Ou seja, não havia desistências.
Sábado, saímos de casa às 7 e tal da manhã. Não chovia. Mas apanhámos uma valente chuvada pelo caminho. À chegada ao Entroncamento também começou a chover. Era para ir habituando o corpo.
Fomos os primeiros a chegar, mas rapidamente se compôs o grupo e às 9 horas já estávamos prontos para o I passeio Entroncamento - Fátima - Entroncamento, ao ritmo da amizade.
Os primeiros quilómetros fizeram-se bem. Até não chovia.
Depois apareceram as dificuldades. Primeiro a lama. Ou melhor, barro. Andávamos um bocadinho e parávamos logo a seguir para tirar o barro das rodas.
Depois veio a chuva, o granizo e o frio. Apesar de ser desconfortável pelo menos não tínhamos de parar para limpar as rodas.
Fotos, houve poucas. Os dedos quase que congelaram e "transformaram" as nossas bikes numas single-speed ;)
Aqui a Tânia, apesar da chuva, ainda mantinha o sorriso. Já vi por aí uma foto sem o sorriso ;).

E o mais parecido com uma foto de grupo é isto:

Foi tirada quando uma simpática senhora nos deixou lavar a transmissão das bikes. Só falto eu na foto.
Um pouco antes de Fátima, apanhámos uma grande subida. Deu para aquecer e ganhar apetite para o almoço. Estava cá com uma fome... Comi quase 3 bifanas.
O local do almoço foi previamente escolhido pelos organizadores do passeio. E muito bem. Mesmo ao lado do Santuário de Fátima. As bifanas estavam excelentes. E as meias de leite deliciosamente quentinhas! Para beber e repetir!
Por baixo da nossa mesa parecia que passava um rio, tal a quantidade de água que escoava da nossa roupa e sapatos. A Tânia foi espremer as meias à casa de banho e lembrou-se de um novo item para colocar no CamelBak: umas meias. Dariam muito jeito. Tal como deram uma luvas extra que levámos.
O Manel ainda deu várias hipóteses de trilhos para regressar ao Entroncamento. Mas ao falar na opção "sensata" ninguém quis ouvir mais nada. Voltámos por estrada. Mas ainda apanhámos um ou outro trilhosito.
Foi duro, devido à chuva, granizo, frio e lama. Mas o grupo manteve-se unido e nunca se falou em desistir. As 3 meninas presentes mostraram que elas andam aí. Se a chegada a Fátima foi um pouco difícil, o regresso foi sempre a bom ritmo.
Para ser perfeito, entre aspas claro, só faltou a neve!
À chegada tivemos direito a lembranças (muito obrigado Luís) e um banho muiiiiito quente.
Obrigado Beta e Manel pelo convite. Ficamos à espera do próximo. Seco, como disse a Tânia.
![]() |
I_EntroncamentoFatima_AoRitmoDaAmizade |