sábado, 5 de abril de 2008

Safari BTT no Rosmaninhal (Idanha-a-Nova)

Idanha-a-Nova está para o BTT assim como o efeito de largar pêlo está para os gatos. Esta analogia só poderá suscitar dúvidas a quem não tenha um gato e nunca tenha pedalado pelos trilhos de Idanha-a-Nova. Se bem que, neste último caso, a visualização de fotografias e a consulta ao tópico "Idanha-a-Nova, encontros e passeios neste belo Concelho", no Fórum BTT, não deixa margem para dúvidas.

Quando estivemos nos Trilhos da Raia, ficámos logo com a intenção de lá voltar. E foi desta, o convite foi da ACIN e o objectivo era participar num Safari BTT na zona do Rosmaninhal.

Saímos de Lisboa às 5:30 da manhã, o CB do carro dizia que estavam 11.5ºC. Bem bom, para esta hora da manhã. Quer dizer, era bom para ir para a praia, agora para pedalar não era muito animador. Mas, no Rosmaninhal, a temperatura manteve-se amena o que foi óptimo.

O período da concentração é sempre um momento para rever alguns companheiros/companheiras de pedaladas e conhecer novas caras que até agora só conhecíamos a maneira de escrever. É curioso que também seja em Idanha-a-Nova que reencontre e encontre alguns vizinhos.

Nesta volta iria estrear (mas mesmo mesmo, só tinha dados duas ou três voltas à praceta) uma nova bike. E como uma estreia nunca vem só (não sei se esta expressão se aplica aqui…) resolvi também converter-me aos pedais de encaixe. A bike é uma CANYON XC. Fantástica, cheguei ao fim de 40 km "como novo". É muito confortável e segura, principalmente a descer. Mas não deu para explorar muito porque o medo da estreia dos pedais de encaixe estava sempre presente. Dizem que incluem sempre algumas quedas… Eu disse que queria só os pedais, sem extras, vamos ver se não fui enganado! Para já, os ditos pedais ajudam muito nas subidas e a rolar. É mesmo outra coisa. Consegue-se pedalar muito mais rápido. A descer, como disse, estava lá o medo… Numa subidita mais íngreme, digna de um safari, deu para ver que tenho bike! Consegui subi-la e nem tentou levantar a frente.

Nestas coisas do BTT o companheirismo e a entreajuda estão sempre presentes. Utilizadores mais experientes com estas máquinas estão sempre dispostos a dar dicas. Obrigado Varadero.

E agora umas fotos.
Presenças femininas. Eram 3, a pedalar.


Rosmaninhal, porque será?! LOL


A menina cá de casa.


O abastecimento numa aldeia abandonada: Alares. Conta a lenda que os locais foram expulsos pelo povo do Rosmaninhal, na chamada Guerra dos Montes, entre 1923 e 1930.


A uma determinada altura o grupo partia-se em dois. Quem quisesse ia fazer uma volta maior até ao rio Tejo, em pleno Parque Natural do Tejo Internacional. Mas eu fui desafiado, pela Tânia, para uma volta mais agradável: o regresso ao Rosmaninhal!

Isto era um Safari:


Havia a expectativa de conseguir ver alguns veados. E todos viram… no prato!


Mas houve quem os visse ao vivo. Estão-me aqui a dizer que eu fui o único que não vi… Será? Ao que parece os veados estavam envergonhados porque nesta altura do ano perderam os cornos, perdão, galhadas.

Obrigado ACIN por mais um dia bem passado.

A menina:


E o menino:


Mais fotos em http://btt-ctb.blogspot.com e http://www.forumbtt.net.

8 comentários:

*sun* disse...

Voltem sempre...seja em Idanha , seja no Entroncamento. São sempre bem-vindos. Beta
AH!! e eu tb vi os veados e não foi só no prato. :)

Tânia disse...

Beta:
voltaremos com certeza. Obrigada pelo dia bem passado!
Bj. Tânia e Miguel

asg disse...

Parece-me que foi um bom dia para a estreia da nova bike... As fotos deixam advinhar que os trilhos valem bem a pena! É pena é não terem fotos dos veados (sem serem cozinhados) ;-)

Jaime Beato disse...

Pelo que vejo nas fotos, realmente vale bem a pena a viagem.
Miguel, se não estivesses tanto tempo a olhar para os encaixes dos pedais tinhas visto os veados...
Agora a sério, espero que a tua bina nova te acompanhe por muitos passeios com os pedais de encaixe e de preferencia sem quedas... isso é um mito, que os que caem lançam para o ar...

Varadero disse...

Muito bem!

Espero que façam muitos Km em cima das vossas bicicletas por este mundo fora!!!

Cumprimentos,
Nuno - Varadero

*sun* disse...

mais fotos aqui
http://picasaweb.google.com/jgorjao78/ROSMANINHAL5DeAbrilDe2008
e com direito a veados e tudo :)
Beta

Miguel disse...

Tão giros!!!
Ó pra eles a fugir dos meus pedais de encaixe...

http://lh6.ggpht.com/jgorjao78/SAbKAUcGMeI/AAAAAAAAAt4/Gdsjk_YaPyM/IMG_2596.JPG

Anónimo disse...

Visitem-nos! www.cciclismo-vilaflor.blogspot.com