domingo, 10 de outubro de 2010

A primeira prova: Corrida do Aeroporto



Ultimamente temos percorrido meio Portugal e arredores em BTT. Fizemos peregrinações, travessias de três dias, de dois dias, voltas de um dia inteiro ou simplesmente voltinhas de uma manhã. Era tempo de diversificar, arranjar outros desportos. As caminhadas estão a levar-nos a conhecer outro meio mundo, como recentemente nos Picos de Europa.

A Tânia não gosta de correr, apesar disso os seus Pegasus já têm uns quilómetros... Mas, tal como no BTT, a parte competitiva é que lhe passa completamente ao lado!

Eu propus-me experimentar duas corridas aqui na zona de Lisboa: Corrida do Aeroporto e Corrida do Tejo. Obviamente que a vertente competitiva é comigo próprio, saber se vou ser mais rápido na próxima corrida, já que não tenho tempo nem paciência para grandes treinos. Por isso estou condenado a ser classificado para lá do meio da tabela.

A primeira corrida foi este domingo, organizada pelo ClubeANA de Lisboa, a Corrida do Aeroporto.

Levantei o dorsal e o chip no dia anterior. Quando abri o envelope, deparei-me com uma peça de plástico branco (o chip) e um pedaço de papel pouco mais pequeno de um A5 (dorsal). O que fazer com isto? Lá descobri que o chip era para fixar dos atacadores e o dorsal fixava-se com alfinetes, felizmente havia uns cá por casa. Parece que levava um arco-íris à volta do dorsal mas não foi ao vento.

Cheguei alguns minutos antes da partida, ainda a tempo de participar numa sessão de aquecimento (alongamentos). Perto das 10:10 (hora oficial de partida) o aquecimento acabou e era tempo de ocupar um lugar na partida. "Quem for fazer a caminhada de 3km é favor não ocupar os lugares da frente", ouvia-se da speaker de serviço. Oh, mas havia lá tanta gente a precisar de uma consulta aquele médico com um nome complicado de dizer, otorrinolaringologista!

Depois de ultrapassar uma muralha de pessoas, acelerei o ritmo. E desatei a correr como se não houvesse amanhã. Ou melhor, como se a corrida só tivesse 3 quilómetros. Pouco tempo depois, já estava com dor-de-burro e vontade de arrotar. Tinha entrado na pista de atletismo Mário Moniz Pereira. A suavidade da passada não me trouxe grandes melhorias, estava cansado, pouco depois estava a placa dos 5 quilómetros! Bonito serviço, estava a meio da corrida e já não podia com um porco pelo rabo. Sim, com um porco, com um gato claro que podia mas não se deve fazer isso aos gatos!

Nunca tinha corrido mais de 7 quilómetros, comecei a ver a coisa complicada. Abrandei o ritmo, no abastecimento peguei numa garrafa de água e bebi uns goles em andamento, usei o resto da água para me refrescar e deixei-me ir a gerir os esforço. Ía mais ou menos ao ritmo dos meus companheiros, mas nas descidas passavam por mim umas 20 ou 30 pessoas e eu não conseguia correr mais depressa. Decididamente tenho de treinar descidas...

A partir dos 6 quilómetros comecei a sentir-me melhor, aumentei o ritmo e recuperei algumas posições. Inesperadamente, visualizei a meta antes da placa dos 9km, aumentei ainda mais o ritmo e terminei ao sprint. Impensável pelo que passei no meio da corrida.

No final, soube que afinal a corrida teve apenas 9 quilómetros devido a obras na zona da prova.

Consegui o tempo de 46 minutos e 10 segundos, classificando-me no lugar 455 entre 1172 atletas, com uma passada de 05:07 min/km. Acho que foi muito bom, não esperava um tempo tão bom. Nem a Tânia que quase não me via passar, pela primeira vez, uma linha de meta!

No final mais uma sessão de alongamentos patrocinada pela organização.

Até breve, na Corrida do Tejo.

2 comentários:

Helder disse...

Então, até à corrida do tejo, se bem que com esse tempo, é mais...vemo-nos na meta, que eu demoro mais um pouco :)

lidia disse...

parabéns Miguel. A foto assim trajado a rigor faz de ti um verdadeiro profissional.Nao pares, vai dando sempre corda aos tenis.
Cumprimentos