domingo, 5 de julho de 2009

Caminhando e pedalando na IV Maratona Vale do Vouga

Quase dois anos depois da nossa adesão ao BTT encontrámos os trilhos mais bonitos e espectaculares de sempre. Em cerca de 40km percorremos estradões circundados por uma vegetação deslumbrante, subidas extasiantes, descidas alucinantes e vários ribeiros ou açudes para ir molhando o pezinho. Tudo isto bem misturado para ir variando. Foi assim a IV (meia) maratona BTT do Vale do Vouga.

Abrimos uma excepção e fomos a esta badalada maratona. Normalmente não vamos a maratonas nem a eventos com grande show-off. Mas os relatos de anos anteriores e a oferta de um jersey para o menino e para a menina levaram-nos a abrir uma excepção.

Eram muitos os inscritos mas só conhecemos o Team Santos (Sandra e Jorge) e no local menos óbvio: a alimentar o vício do café. Após uma breve conversa - tínhamos de nos ir aprontar - ficámos a saber que estava prevista chuva. O Jorge tinha visto a previsão meteorológica. Estamos tramados. Não tínhamos impermeável e até o óleo de corrente era para tempo seco...

E choveu mesmo. Após o controlo zero (novidade para nós) apareceu uma chuva miudinha. A avenida (Eugénio Ribeiro) era grande mas parecia pequena para acomodar tanta gente. Toda decorada e repleta de apoiantes. Parecia uma etapa do Tour.



O inicio da maratona foi a bom ritmo (demasiado elevado) pelas ruas e avenidas da cidade de Águeda. O pior veio quando entrámos nos trilhos. A chuva que era cada vez mais forte fez-me lembrar de outro "filme". Mas a lama era muito pouca. Claro que os trilhos estavam um pouco escorregadios mas à medida da nossa perícia e da capacidade dos pneus cumprirem as nossas ordens. O pior foi mesmo os engarrafamentos. Qualquer pedrinha mais saliente, estreitamento, riacho ou, pro vezes, sem qualquer causa o pessoal parava e... Eram longos e desesperantes minutos com a bike à mão. Foi pena, porque os trilhos eram fantásticos.



A partir do meio do passeio (ops, maratona) já se conseguia passar uns ribeiros sem desmontar. Afinal isto é BTT.



(Foto de Galvão)

As "gentes" de Águeda vieram em força para a rua apoiar os atletas. Era impressionante a quantidade de pessoas junto dos trilhos. Sempre que o trilho cruzava uma estrada ou nos riachos, éramos presenteados com um coro ensurdecedor de incentivos. Muito mais do que no Alvalade-Porto Côvo.

Pouco depois da ZA (muito boa) veio a inesquecível passagem pelo açude do rio Alfusqueiro. Normalmente, este açude não tem água a passar sobre o paredão. Não sei se foi a organização que pediu para fecharem as adufas, mas a água a transbordar pelo paredão e os ciclistas a passar formava uma paisagem... Mais vale uma imagem do que mil palavras:



Mais uma vez, apesar da chuva, o apoio popular estava lá.

Já muito perto da chegada ouço o pessoal muito assustado com uma subida que se aproximava. A dizer que "a organização não devia fazer isto", que "havia outros trilhos melhores para chegar a Águeda". Bem, pensei eu, aproxima-se mais uma zona de passeio pedestre. Afinal não. Era uma subidita de 50 metros bem acessível.

A chegada foi apoteótica, pela apoio popular às rosinhas do jersey da Tânia, onde fomos ultrapassados por três ou quatro pessoas que nos passaram a sprintar. Mas não ganharam nada os primeiros já tinham chegado há muito tempo. E os primeiros dos 80 km só chegariam quinze minutos depois.

Seguiu-se os habituais banhos e almoços, tudo irrepreensivelmente organizado. Como a lista de prémios a sortear era grande ficámos para ver a festa da cerimónia do pódio e ver se nos calhava alguma coisa no sorteio. Não tivemos sorte. Mas valeu pela experiência de ver a festa de entrega dos prémios aos vencedores.

O track dos 80 km já está guardado para o ir fazer qualquer dia. A zona é fantástica para o BTT. Tem sempre muita vegetação o que é óptimo para nos proteger do calor nos dias mais quentes. Hoje, protegeu-nos da chuva.

2 comentários:

ASG disse...

Que inveja... :(
Ando há anos a querer participar e ainda não foi desta!
Se soubesse que iam tinha-vos pedido para trazerem o meu saquinho com o dorsal e o jersey, estou à espera que me respondam ao mail para combinar o envio por correio!

Miguel disse...

Pois, vi que estavas inscrita para os 80 km. Mas não te vi por lá.