sábado, 27 de junho de 2009

Pedalei, pedalei... Travei... E conheci Lavre!

Nunca tínhamos chegado a casa tão tarde depois um passeio de BTT. Do relógio da torre já tinha soado a primeira hora da madrugada de domingo. Cá em casa já estavam a ficar preocupados com a nossa ausência.

Até pedalámos depressa, pelo menos mais do que é normal. A distância também não era grande: apenas 50 quilómetros. A altimetria também era acessível: cerca de 600 metros. O "problema" foi a hora da partida. 18 horas. Isso mesmo, seis da tarde.

Achámos piada a este evento por duas razões: iniciar-se ao fim da tarde (sem ser um nocturno) e pelos trilhos alentejanos que nos faz pensar que estamos a pedalar num postal tal a beleza das paisagens por estas bandas.

Chegámos cedo ao campo de futebol de Lavre. Excelente local para a concentração. Há lugar para todos. Aos poucos as margens do pelado iam ficando repletas de carros que transportavam as bikes e os bikers. Para levantar os dorsais e ofertas não havia filas. Preparámos as bikes e fomos dar umas voltinhas ao campo de futebol para ganhar técnica a pedalar na areia. Iríamos precisar...



A partida foi separada por alguns minutos para as duas distâncias: 25 e 50. Mas os primeiros metros a subir eram iguais para todos. Aquecemos logo ali. Nem houve tempo para engrenar a avozinha!



O percurso estava muito bem sinalizado. Tinha algum receio pois já não ia a um evento com marcações há algum tempo. Estou mais habituado a olhar para o GPS do que para as fitas penduradas nos ramos das árvores. Conseguíamos ver sempre alguém à nossa frente o que ajudou na navegação. Não nos perdemos.

A organização está de parabéns. Havia sempre pessoal ou polícia nos cruzamentos das estradas e várias ambulâncias de prevenção. Vi pelo menos três.

No primeiro abastecimento, aos quilómetro 15, não parámos. Mas estavam duas pessoas a dar águas "em andamento". No segundo, parámos para o tradicional abastecimento de bananas, laranjas, água e uma barra energética. Não sei se havia mais alguma coisa. Para mim estava perfeito.

A seguir ao abastecimento os touros assustaram-se com a nossa passagem. Bravos.



A ideia da organização iniciar o passeio ao fim da tarde foi excelente. Parece que o ano passado ainda estavam quarenta e tal graus (Celsius). À medida que o passeio se aproximava do final, o Sol também se ocultava no horizonte definindo uma paisagem maravilhosa. Este vai ser, sem dúvida, uma passeio a repetir no próximo ano.



À chegada, uns metros antes da meta, não consegui evitar uma queda... Da máquina fotográfica. Felizmente foram só uns arranhões. Ficou um pouco "abalada" (ver foto da chegada) mas logo a seguir já estava pronta para registar fotograficamente a satisfação da Tânia por ter vindo a este simpático passeio de fim de tarde.



E eu a verificar a altimetria: pouco mais de 600 metros.



Ainda chegámos com um pouco de Sol. Os trilhos eram bastante rolantes, com umas boas subidas e descidas, claro. Também houve dois locais para molhar o pezito e refrescar um pouco. Nunca falha nos trilhos alentejanos. Apanhámos alguma areia no início do percurso mas sem necessidade de desmontar. O único inconveniente era termos de ir com mais atenção e mais devagar também.

Estivemos a "rescaldar" e a beber uma água junto à meta com o amigo Amílcar do ProjectoBTT e mais uns companheiros com quem viemos quase sempre juntos. Depois foi sempre a descer até ao campo de futebol para o banho obrigatório. Cinco minutos de espera que o cilindro enchesse. Valeu a pena porque a água estava óptima.

Depois subimos até à casa do povo para uma saborosa jantarada à hora da ceia. Excelente local. Para almoçar já não poderia ser assim ao ar livre.



NOTA: O título deste post foi inspirado na t-shirt oferecida pela organização do evento (IV Passeio de BTT por Terras de Lavre - Crédito Agricola).

2 comentários:

Anónimo disse...

Belo passeio sim senhor,

Continuam a surpreender toda a gente, pelos trilhos....

Quanto á hora penso que nesta altura do ano é a mais indicada ou então levantar da cama cedo.

Continuem, até Vale Vouga

Sandra Santos

Anónimo disse...

bonito blog o vosso. também sou amante do btt meu blog http://bikecarreira.blogspot.com/