domingo, 30 de março de 2008

Azambuja-Montejunto-Azambuja, 90km, 1500m acumulado!

Conseguimos! A 14.14 km/h.



A vontade de participar era grande. Afinal, seria a nossa primeira grande rota com os Maníacos do Pedal.

À última da hora lembrei-me que, na última volta, o carreto da segunda velocidade da bike da Tânia fazia um barulhito. Pensei eu que bastava dar um aperto. Mas não era só isso. Eu bem apertei e desapertei, mas ficou igual ou pior. Isto eram onze e tal da noite. Pensei em duas hipóteses: ou não íamos participar (o que nos poderia custar a expulsão dos Maníacos LOL) ou a Tânia levava a sua magnífica Specialized Hardrock. A Tânia descartou imediatamente a segunda opção. Fiquei a saber que já ninguém a separa da sua CANYON XC! Mas, afinal, havia uma terceira opção. Lembrei-me de pedir ajuda no fórum. E apareceu logo o JMG disposto a ajudar.

Obrigado Jorge.

Depois da resposta do JMG, arrumámos as coisas para que de manhã fosse só levantar e andar.

Às 8 horas já estávamos na Azambuja, tal era a vontade de subir a Montejunto. Parámos num café para a primeira dose de cafeína do dia e seguimos para o ponto de encontro onde apareceu logo o JMG. Como o Jorge percebe daquilo, afinou o desviador num instante.

Com o aproximar da hora foram chegando mais Maníacos e partimos rumo à grande aventura.

Após subidas, descidas e zonas rolantes lá chegámos: ao parque de merendas de Montejunto.

Após o re-abastecimento, rápido devido ao frio, descemos (com algumas subidas) até à localidade de Abrigada. Aí "ocupámos" um restaurante e fizemos uma refeição à séria. A nossa foi chocolates, marmelada, barra ISOSTAR e um refrigerante sem gás fresquinho.

Esta combinação de energias ajudou muito no regresso à Azambuja. O trilho a partir daí também foi mais rolante, mas tanto eu como a Tânia sentimos-nos muito bem. A coisa só piorou nas subidas finais.

Pareceu-me que a Tânia esteve melhor que eu...

domingo, 23 de março de 2008

Monsanto, zona ribeirinha e arredores de Lx

Neste Domingo de Páscoa a volta foi suave pelo Parque das Nações até Algés, alguns singles de Monsanto, Benfica, Telheiras, Lumiar, Odivelas, Frielas e São Julião do Tojal.

Apesar da chuva dos últimos dias, os singles de Monsanto estavam transitáveis. As nossas botas novas só se sujaram um bocadito.

O vento que ajudou até Algés, dificultou o regresso. Mas estávamos protegidos por uns corta-ventos BBB da marca KALENJI. São Bons, Bonitos e Baratos. Já nos protegeram da chuva e das temperaturas mais baixas dos inícios das manhãs e hoje foram muito eficientes a protegerem-nos do vento.

As pernas é que não estavam muito viradas para pedalar. Depois dos sessenta e tal quilómetros de sexta-feira, hoje a força nas pernas era pouca. O pulsómetro não passou das 160 bpm. As pernas não davam para mais.

Aqui estão os cinco magníficos que quebraram com as tradições da época.



Mais uma vez, obrigado Jaime pelas fotos e pela companhia. Um obrigado também ao Hélder que nos acompanha quase até casa.

sábado, 22 de março de 2008

Sexta-feira Santa pelos trilhos do Sobralinho

Sexta-feira Santa, feriado, vamos lá a uma "voltinha" para os lados do Sobralinho.

Algumas vozes, conhecedoras dos trilhos, lá me iam avisando que não iria ter pernas para ir comer um pastelito à Gare do Oriente. Mas eu sou teimoso...

Subidas:


Subidas maradas:


Escadas (à pois é...):


A dupla feminina do dia:


A satisfação de ter uma bike de 12 quilos!


No final, a intenção de ir aos pasteis cumpriu-se! Seguimos pelo trilho do Trancão até à Gare do Oriente onde nos esperavam os deliciosos pasteis/bolas de Berlim. Eu e o Jaime fomos vitimas de descriminação sexual. As nossas meninas tiveram direito (oferta) a uma amêndoa de chocolate e nós não.

David, obrigado pelas fotos.

domingo, 16 de março de 2008

Mini-Bragadas, o regresso...

Exactamente um mês depois de termos um primeiro contacto com o trilho, da versão mais curta, do conhecido Raid das Bragadas, eis que alguém se lembrou de lá voltar.

Em 16/02/2008 foi assim.

Desta vez éramos mais Maníacos.



Passámos por subidas com pedras e descidas com pedras. E pedras e pedras e mais pedras. Aquilo é só pedras...

Valente:


Cada um estima a bike à sua maneira:


No final aproveitámos para iniciar o treino para a ida a Fátima e prolongámos a volta pelo singletrack do Trancão e mais um pouco de alcatrão.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Site maniacosdopedal.com


Já está disponível o novo site desse grande grupo de BTT designado por Maníacos do Pedal.

Dizem que está "catita", "excelente", "coisa apelativa" ou "espectáculo meu". Ainda bem que gostaram! Também, sendo feito por Me, Myself, I and Moi Même não se podia esperar outra coisa. lOOOOOOOOOOOOLLLLLLL.

Não foi bem assim. Todos ajudaram e vão continuar a ajudar porque ainda há conteúdos que precisam de desenvolvimento.

Visitem http://www.maniacosdopedal.com/

segunda-feira, 10 de março de 2008

Singletracks de Monsanto

A manhã acordou chuvosa. O ponto de encontro era a Alameda da Universidade. Ao sair da estação de comboio Roma-Areeiro uma chuvada fez-nos olhar para o monitor com os horários de volta para casa. Mas a doutrina Maníaca foi mais forte e aí vamos nós, protegidos pelas grandes varandas da avenida de Roma. Já não andávamos em passeios desde as nossas aventuras com as bikes dobráveis. Mas com estas é mais confortável. Não é Tânia?

Durante a viagem de comboio encontrámos um Maníaco: o AJ. Mas, com muita pena dele, estava a trabalhar. Apesar de nunca termos andado juntos (excepto na maratona do Cartaxo, onde não deu para nos conhecermos) fomos imediatamente identificados: "São o Miguel e a Tânia dos Maníacos?". É! Somos mesmo nós!

Na Alameda o Jaime e Carla já aguardavam pelo grupo de vinha de outros pontos de Lisboa. Após os habituais atrasos, seguimos em direcção ao parque florestal de Monsanto.

Em Monsanto esperavam-nos muitos singletracks, subidas com muito declive (felizmente pouco extensas) e a habitual descida para Belém.

Imagem do dia (não há foto) a menina cá de casa aventurou-se a fazer uma pequena descida muito inclinada e cheia de pedras. Não havia necessidade... Mas correu bem! Eu não tive coragem e desci a pé...

O regresso fez-se junto ao rio Tejo com a já, também, habitual paragem nos pasteis de nata da Gare do Oriente.




E foram mais 50 e tal quilómetros nas pernas!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Quase KO muscular em Sintra

A Tânia ia estrear, nos trilhos, uma bike nova e era também a nossa estreia em Sintra. A ansiedade era tanta que chegámos meia hora antes do combinado. Ainda deu para ir namorar (LOL) para a Lagoa Azul.

Esperávamos uma volta com pouco elementos - apenas três tinham confirmado - mas apareceram mais de dez.

E aí vamos nós experimentar a serra de Sintra. Um km de alcatrão a descer e vira para o mato. Subir, subir, subir, ai subir - onde é que estão os outros - subir e subir. Finalmente chegámos junto ao grupo. A Carla estava com problemas técnicos nos travões (ainda bem para nós!). O conta km marcava 5.4 km, portanto foram cerca de 4.5km a subir.

Depois houve umas descidas porreiras em singles e meio-singles e até em sítios onde alguém se lembrou de apagar as luzes. Muito fixe.

Após o reabastecimento, seguimos em direcção à Peninha. Que senhora subida!





Aqui a Tânia começou a sentir as primeiras dores devidas à mudança de bike, a geometria é diferente.

A descida foi feita no meio dos Burros, literalmente. Havia actividades de tempos livres para crianças e pais onde o objectivo era passear os Burros à corda!

Esta subida teve consequências físicas para a Tânia que chegou ao seu limite na subida a seguir. Disse-me que lhe apetecia deitar-se no chão e... Não, não vou dizer. Prometi que não ia dizer! Sou amigo não sou Tânia?

Obrigado ao Nuno por nos ter vindo repescar.

E prontos, após um pequeno descanso conseguimos reagrupar e seguir em direcção à Lagoa Azul.

Durante a volta a Tânia disse que preferia a Specialized!!! Não acredito, deve ter sido das dores musculares.

sábado, 1 de março de 2008

Primeiros kms com a CANYON

Hoje fomos experimentar a Canyon em estrada (Parque das Nações) e, para já, estou muito satisfeita. Só tenho de me habituar aos novos manípulos das mudanças.

Também percebi que agora vai ser mais fácil levar a bike à mão nos trilhos mais tramados! É levíssima.